Núcleo de Gestão Ambiental

Núcleo de Gestão Ambiental

Núcleo de Gestão Ambiental

O Núcleo

Gestão Ambiental

 

“Dia D Ecoponto é o principal evento do Núcleo, já consolidado no calendário de eventos da população local”

 

Fundado em 2010, o Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) tem como principal objetivo conscientizar as empresas sobre questões ambientais, com desenvolvimento sustentável e preservação.

Composto por 20 associados, de diversos setores, em suas reuniões os integrantes compartilham suas experiências e juntos buscam sempre as melhores soluções para problemas ambientais, enfrentados pela maioria das empresas.

Com as questões ambientais cada vez mais em pauta, a vice-coordenadora, Gabriela Lamim, ressalta ainda a importância da representatividade do Núcleo junto às empresas e ao poder público. “O Núcleo tem um papel muito importante, para que possamos sempre cumprir as legislações vigentes e para termos representatividade na nossa região. Estando vinculados a ACIBr, que é uma instituição séria, que nos auxilia muito quando precisamos resolver questões com o poder público, ou buscar soluções mais imediatas para determinados problemas. Tudo isso aliado com a busca das empresas em prol de questões ambientais, o que dá ainda mais força para a causa”, pontua.

 

Ações e eventos

Por ser um Núcleo multidisciplinar e focado na parte técnica, os nucleados participam de capacitações, cursos e visitas técnicas, com o objetivo de sempre avançar no processo de soluções para problemas ambientais.

Desde 2015, o Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr promove em Brusque o Dia D EcoPonto. A ação visa atender a Lei Nacional para Controle de Resíduos Sólidos, e facilitar a comunidade o acesso ao descarte correto de resíduos que, se descartados de forma incorreta, podem contaminar o meio ambiente.

O evento geralmente acontece duas vezes por ano, em parceria com demais instituições, e proporciona a toda a população a oportunidade de destinar materiais como pilhas, baterias, eletroeletrônicos, pneus e lâmpadas, de forma correta.

 

Planos para 2023

Segundo a vice-coordenadora, o Núcleo já possui planos para o ano de 2023, como a participação em seminários, simpósios e congressos, em outras cidades e Estados, que sempre apresentam novas tecnologias e conhecimentos da área.

“Queremos muito participar desses eventos, sempre em busca da qualificação dos nossos nucleados, pois a área ambiental se atualiza muito rápido: sempre surgem novas leis que entram em vigor, e precisamos estar atentos. Nossa região possui muitas indústrias e essa atualização é necessária para minimizar os impactos e prevenir possíveis acidentes”, finaliza Gabriela.

Reuniões 2024: Mensais – Última – quinta-feira do mês, às 15h

29/02/2024| 28/03/2024 | 25/04/2024 | 30/05/2024 | 27/06/2024
25/07/2024 | 29/08/2024 | 26/09/2024 | 31/10/2024 | 28/11/2024

 

Valter Floriani

Palavra do(a) Coordenador(a)

A Gestão Ambiental tem ganhado cada vez mais relevância nas organizações e na sociedade. Nosso propósito como Núcleo de Gestão Ambiental é o aprimoramento dos processos administrativos nas organizações, com ênfase na sustentabilidade, buscando viabilizar métodos, mitigar riscos e compartilhar boas práticas para solucionar as questões de caráter ambiental.
O Núcleo de Gestão Ambiental preza pela construção de um espaço permanente de debates com o diferencial de ser composto pela união de diferentes setores industriais, convergente na busca de soluções sustentáveis às organizações e a sociedade, tornando nossa economia cada vez mais próspera e pujante.

Valter Floriani

O que você procura em nosso site?

Whatsapp