Núcleo de Panificadoras e Confeitarias

Núcleo de Panificadoras e Confeitarias

Núcleo de Panificadoras e Confeitarias

O Núcleo

Panificadoras e Confeitarias

 

“O Núcleo promove anualmente o Festival Nacional da Cuca, evento que já entrou para o calendário do município e chega a sua 10ª edição em 2023”

 

Criado em 1993, o Núcleo de Panificadoras e Confeitarias é um dos Núcleos mais antigos em atividade da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr). Seu principal objetivo é a união do setor, visando sempre o crescimento, a qualidade e o aprimoramento das empresas e seus colaboradores.

A coordenadora, Emily Dognini, destaca que geralmente os nucleados enfrentam os mesmos problemas e, com ações compartilhadas e reuniões mensais, é possível discutir e encontrar soluções em conjunto. “A parte mais importante para os nossos nucleados é a troca de informações. São pequenas coisas do dia a dia que podemos melhorar e aprender com os outros participantes. Às vezes um olhar de fora é necessário para solucionar uma questão prática, que terá muitos benefícios para o seu negócio”, explica Emily.

Ações e eventos 

O grupo atualmente conta com dez empresas nucleadas, que também buscam promover capacitações para os colaboradores das empresas. Um dos exemplos, é o curso de atendente de padaria, realizado trimestralmente, já que o cargo tem grande rotatividade no setor. “Os cursos para colaboradores visam melhorar o atendimento e são uma ação que agrega muito para os funcionários e para nós empresários também”, destaca a coordenadora.

Além disso, os nucleados participam de visitas técnicas, em outras panificadoras, para trocar experiências e ampliar o conhecimento. “As visitas são ações que mais nos unem, em especial quando acontecem em padarias de outras cidades. Por exemplo, na nossa última viagem fomos para Pomerode, onde visitamos duas panificadoras. Essa troca sempre acrescenta muito, não só para os integrantes do Núcleo, mas também para a empresa que está sendo visitada”, comenta.

Festival Nacional da Cuca

Realizado desde 2014, o Festival Nacional da Cuca é o maior projeto do Núcleo de Panificadoras, e tem como objetivo valorizar a cuca, um dos símbolos gastronômicos da cidade. O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Brusque, já faz parte do calendário da cidade e ao longo de suas edições cresceu e demonstrou seu grande potencial: na última edição foram quase 15 mil pessoas prestigiando os dois dias de evento.

Em 2023, o Festival chega a sua 10ª edição e com notoriedade no Brasil inteiro. Um dos desejos do Núcleo é explorar ainda mais o potencial do evento e fazer com que ele cresça ainda mais. “Ao longo desses dez anos buscamos sempre inovar. É sempre um desafio, porque precisamos surpreender o público, mas o Festival tem muito potencial para isso e a cada edição nos dedicamos para trazer novidades”, explica.

Planos para 2023

Além de realizar os preparativos para o Festival da Cuca e os cursos de qualificação, o foco do grupo também é o recrutamento de mais empresas nucleadas. “Sabemos que às vezes, as empresas que não participam pensam que somos concorrentes, mas aqui dentro somos todos amigos, estamos aqui para fortalecer o nosso setor, demonstrando a força do associativismo”, finaliza Emily.

 

Reuniões 2024: Últimas – quarta-feira do mês, às 9h00

28/02/2024| 27/03/2024 | 24/04/2024 | 29/05/2024 | 26/06/2024
31/07/2024 | 28/08/2024 | 25/09/2024 | 30/10/2024 | 27/11/2024

 

Emily Dognini

Palavra do(a) Coordenador(a)

Através do associativismo é possível crescer, evoluir e fortalecer!

Na oportunidade agora nos delegada, temos em pauta a busca do conhecimento, aprimoramento e ações que visam o crescimento dos nucleados!

Emily Dognini

Livro de Receitas do Festival Nacional da Cuca

O que você procura em nosso site?

Whatsapp