2º Jantar de Ideias reúne 200 empresários para discutir sucessão familiar

2º Jantar de Ideias reúne 200 empresários para discutir sucessão familiar 2º Jantar de Ideias reúne 200 empresários para discutir sucessão familiar

Evento promovido pelo Núcleo Empresarial de Guabiruba teve o objetivo de integrar os empreendedores da cidade e região

A 2ª edição do Jantar de Ideias, promovido pelo Núcleo Empresarial de Guabiruba, da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), reuniu cerca de 200 empresários na noite de terça-feira, 3 de setembro. Realizado na Sociedade Guabirubense, o evento contou com a palestra de Daniel Zen, CEO na RDR Participações e conselheiro no Fórum de Sócios da ZEN SA, que falou sobre sucessão e inovação em empresas familiares.

A coordenadora do Núcleo Empresarial de Guabiruba, Luana Schumacher, destaca a importância de integrar os empresários da cidade e promover a discussão de um assunto tão importante para as empresas, como a sucessão. “O tema que trouxemos é muito válido não só para as empresas aqui da cidade, mas também para nossa região. Tivemos aqui hoje muitas empresas onde pai e filhos trabalham juntos, a primeira e segunda geração. O nosso desejo é que esses negócios se perpetuem e, para isso, a sucessão precisa ser feita da maneira mais organizada e leve possível”.

Segundo ela, o tema foi escolhido justamente para poder oportunizar que todas as empresas, desde a pequena até a grande, possam se introduzir ao processo.  “O objetivo foi elucidar algumas dúvidas e direcionar as pessoas que estão passando por essa fase. Hoje, acredito que mais de 90% das empresas da nossa cidade são familiares, então a ideia foi trazer uma solução para os nossos associados”.

Luana ressalta que, além de promover momentos de integração entre os membros, o Núcleo Empresarial de Guabiruba é bastante atuante em cobrar melhorias para a comunidade como um todo. Uma das bandeiras do grupo atualmente é o novo acesso entre Brusque e Guabiruba, pelo bairro Rio Branco. “A cidade não se faz sozinha. É preciso essa integração entre os setores: sociedade civil, empresarial e o poder público. Hoje, estamos levantando essa bandeira porque é muito importante desafogar o trânsito pelo bairro Guarani”, pontuou.

O presidente da ACIBr, Marlon Sassi, destaca a importância da união dos empresários para fomentar o desenvolvimento da cidade. “É um orgulho muito grande estar presente em mais um evento de sucesso promovido por um núcleo setorial da ACIBr. Nós precisamos que os empresários estejam unidos para criar a infraestrutura necessária para que a cidade possa continuar crescendo. Precisamos estar sempre unidos e fortes para superar todas as adversidades”, completou.

A palestra

O palestrante Daniel Zen destaca que a sucessão familiar é um tema que precisa ser discutido nas organizações já que é o que garante a sustentabilidade de empresas de qualquer porte. Ele apresentou dados de uma pesquisa realizada pelo IBGC, em 2019, que mostra que 72% das empresas familiares no Brasil não têm um plano de sucessão para os cargos-chave. Além disso, trouxe dados do Family Firm Institute, que apontam que 70% das empresas familiares não sobrevivem até a segunda geração e 90% das empresas não chegam até a terceira geração.

“A sucessão é mistificada, porque muitos acreditam ser difícil ou algo apenas para empresas grandes e não é assim. Não é um trabalho rápido, que se consiga fazer de hoje para amanhã. É uma cultura que precisa ser implementada dentro da empresa e os frutos são colhidos lá na frente, seja a organização pequena ou grande”, destacou.

Na palestra, o profissional deu algumas dicas de como iniciar o planejamento da sucessão, algo bastante complexo, mas que diferente do que muitos pensam, não está relacionado ao faturamento do negócio. “Fazer a sucessão de uma empresa de um pai para um filho é uma coisa. De uma empresa com quatro, cinco tios, para 10, 15 sobrinhos é outra coisa. A complexidade da sucessão não envolve exatamente o porte da empresa, mas sim a organização que ela está inserida: se tem bons dados financeiros, bons relatórios, interessados da próxima geração a suceder essa empresa. O faturamento não é o ponto importante quando se fala em sucessão”, finalizou.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem