ACIBr é homenageada em solenidade de 30 anos da Fundação Empreender

ACIBr é homenageada em solenidade de 30 anos da Fundação Empreender ACIBr é homenageada em solenidade de 30 anos da Fundação Empreender

A presidente da entidade, Rita Cassia Conti, e seu vice, Marlon Sassi, receberam uma placa honrosa por ser uma das três ACIs que fomentaram este projeto no Estado, através da FACISC

A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) foi homenageada na solenidade que comemorou os 30 anos da Fundação Empreender. O evento, realizado na noite desta terça-feira, 8 de novembro, em Joinville, contou com a presença de diversas lideranças políticas e empresariais. Na ocasião, a entidade esteve representada pela presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti e, seu vice, Marlon Sávio Sassi, ambos acompanhados por seus cônjuges, Carlos Alberto Rockenbach e Josiane Caetano Sassi.

“Foi um evento único comemorar os 30 anos da Fundação Empreender e desta parceria com a Câmara da Alemanha, que trouxe para Santa Catarina o modelo dos Núcleos Setoriais. A ACIBr, juntamente com as ACIs de Blumenau e Joinville, foi pioneira neste projeto de associativismo, que traz para o diálogo empresas concorrentes. Juntas, elas promovem cursos de capacitação, melhoram a gestão, realizam missões empresariais e trabalham em parceria, fomentando o desenvolvimento do setor. Por essa história, nossa entidade foi uma das três contempladas com uma menção honrosa”, expressa a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti.

Durante a solenidade foi possível ouvir algumas palavras do patrono da Fundação Empreender, José Henrique Carneiro de Loyola, e do atual presidente da entidade, Jonny Zulauf, enaltecendo a importância que este braço técnico da FACISC assumiu ao longo de três décadas, com ênfase na formação do empresariado catarinense. Nesta atual gestão da entidade (2021/2023), a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, ocupa o cargo de 2ª vice-presidente da Fundação Empreender.

História

Santa Catarina é um berço de empreendedorismo, onde grandes negócios surgem de pequenos empreendimentos. Mesmo administradas por bons empresários, muitas dessas empresas não possuíam a prática básica para permanecerem vivas, principalmente quando se tratava de negócios familiares. “Era necessário aumentar a troca de conhecimento, visando auxiliar o seu desenvolvimento técnico e estrutural. Assim nasceu a Fundação Empreender”, explica Jonny Zulauf, presidente da Fundação Empreender. As Associações Empresariais de Brusque, Joinville e Blumenau intermediaram, junto ao Governo Alemão, um programa de cooperação econômica destinado à América do Sul, no qual o BMZ (Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento) convidou a HWK (Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera) para analisar a proposta brasileira de participação.

Após algumas reuniões iniciaram as ações com uma forte parceria entre técnicos alemães e brasileiros. Os programas que seriam desenvolvidos totalmente pela Fundação Empreender tinham como objetivo reunir micro e pequenas empresas de diversos segmentos e buscar soluções em conjunto.

A partir desse ponto, foram criados novos programas que ultrapassaram as fronteiras de Santa Catarina e do Brasil. Por fim, o processo de crescimento da Fundação Empreender se consolidou através da institucionalização da FACISC.

Mantenedoras

A Fundação Empreender tem entre as suas mantenedoras as associações: ACIAC Corupá, ACIAG Guaramirim, ACIBr Brusque, ACIC Canoinhas, ACII Itajaí, ACIM Mafra, ACIRS Rio do Sul, ACIO Orleans, ACISBS São Bento do Sul, ACISLO São Lourenço, ACIT Tubarão, AEI Itaiópolis, ACIAF Fraiburgo, ACIRNE Rio Negrinho e ACIVALE Braço do Norte.

Atualmente, a Fundação Empreender trabalha no desenvolvimento dos associados de ACIs através de quatro Programas: PROINT, PRODL, PGVE e o Programa de Sucessão Empresarial.

*Com informações da Fundação Empreender

Imagem Imagem Imagem Imagem