ACIBr faz homenagem aos 10 anos do Observatório Social de Brusque

ACIBr faz homenagem aos 10 anos do Observatório Social de Brusque ACIBr faz homenagem aos 10 anos do Observatório Social de Brusque

Reconhecimento à atuação do órgão na cidade e região aconteceu durante reunião da diretoria da entidade

Os dez anos de atuação do Observatório Social de Brusque (OSB) foram enaltecidos na tarde de segunda-feira, 17 de maio, durante reunião da diretoria da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). Na oportunidade, a presidente Rita Cassia Conti entregou ao presidente do OSB, Claudemir Marcolla, e ao diretor executivo, Evandro Carlos Gevaerd, uma placa e uma mensagem em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pelo órgão, durante sua trajetória.

Segundo a presidente da ACIBr, o reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pelo OSB demonstra o sentimento de orgulho que a entidade, sua primeira incentivadora, tem para com o órgão. “Ficamos tranquilos de ter o Observatório Social como uma entidade irmã, contribuindo com os nossos pleitos, na questão empresarial, e também na questão pública, que utiliza de verbas e recursos que são, em sua natureza, provenientes do trabalho de todos nós, dos nossos impostos. Por este motivo nos traz muita satisfação ter um órgão como o OSB, que preza pela ética e pela transparência, ao nosso lado. E esse trabalho que o Observatório realiza nas escolas, com os estudantes, também enaltecemos, pois desenvolve um censo crítico e de responsabilidade desde cedo. É importante termos uma entidade como esta, perseverante e respeitada, que soube trabalhar e conquistar sua credibilidade ao longo desses 10 anos”, frisou.

O presidente do OSB, Claudemir Marcolla, ficou muito gratificado pelo reconhecimento. “O Observatório Social é uma das sementes que a Associação Empresarial plantou e que foi abraçado por outras entidades e muitas mãos talentosas. O sentimento hoje é de responsabilidade e gratidão, por estarmos juntos e integrados neste projeto do OSB, que vem a complementar os direitos e deveres de uma sociedade, uma participação social junto à gestão pública, sempre de modo a complementar, nunca de forma julgadora. A credibilidade que o OSB tem hoje penso que é graças ao posicionamento de nunca julgar, mas sim de tentar acrescentar de alguma maneira, junto à gestão pública, do Legislativo e também do Executivo. Além disso, a responsabilidade de ter sido um órgão criado por pessoas tão importantes e atuantes na nossa sociedade, e o fato de receber esta homenagem da presidente Rita e de toda diretoria, acaba concretizando todo este trabalho realizado há 10 anos e a promessa de que venham mais décadas de sucesso em prol de uma sociedade mais justa, mais igual e de uma gestão compartilhada em busca do bem-estar coletivo”, enfatizou.

Uma década de muito trabalho e conquistas

A Associação Empresarial de Brusque foi berço do OSB, na então diretoria presidida pelo saudoso empresário Nelson Zen Filho, o Tato. Em 2009 ele trouxe o tema para discussão entre os diretores, apresentando o Observatório Social de Itajaí. “A entidade tem como base e fundamento o preceito constitucional de que ‘todo o poder emana do povo’. Exercendo este poder ela contribui, diretamente, para que haja mais transparência na gestão dos recursos públicos do município, defendendo e reivindicando a austeridade necessária na sua aplicação, em respeito aos princípios éticos, que conduzem à paz e à justiça social. O Observatório pretende reverter o atual quadro de apatia e de impotência das pessoas, das empresas e entidades, que desconhecem, quase por completo, os mecanismos de exercício da Cidadania Fiscal e os meios de controle da qualidade na aplicação dos recursos públicos”, afirmou Tato, na oportunidade.

O assunto foi sendo amadurecido ao longo do ano de 2010 pela diretoria, entidades foram convidadas a atuarem como mantenedoras deste importante órgão e, em 28 de abril de 2011, a proposta saiu do papel e se tornou realidade, tendo o coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Evandro Carlos Gevaerd, como diretor executivo, função que ocupa até os dias de hoje. “É muito simbólica esta homenagem, porque parece que foi ontem que estive aqui, sentado a esta mesa com o empresário Tato Zen e a antiga diretoria da ACIBr, momento em que me falaram o que era um Observatório Social. Esse reconhecimento vindo de uma entidade tão importante como a ACIBr, que trouxe a ideia do Observatório, na verdade é uma certeza de que seguimos no caminho correto, que conquistamos uma credibilidade e eu fico muito orgulhoso por fazer parte desta equipe, ao longo desta trajetória. É um momento muito especial este ano para todos nós e nos encoraja para o futuro”, enfatizou Gevaerd.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem