ACIBr media encontro entre a FIESC e empresários do setor têxtil

ACIBr media encontro entre a FIESC e empresários do setor têxtil ACIBr media encontro entre a FIESC e empresários do setor têxtil

Presidente da Federação, Mário Cezar de Aguiar, anunciou um investimento de R$ 34 milhões em Brusque até 2025

Respeitando todas as medidas de prevenção contra a Covid-19, a Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) foi a responsável por uma aproximação entre a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e empresários do setor têxtil do município e região. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira, 23 de junho, no auditório do Senai e contou com a presença do presidente da Federação, Mário Cezar de Aguiar e dos superintendentes do Sesi/Senai, Fabrizio Machado Pereira e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), José Eduardo Azevedo Fiates.

A presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, fez a abertura do evento e destacou a atuação de três Núcleos Setoriais que operam na cadeia têxtil: Tinturarias, Malharias e Fabricantes de Toalhas, representando 53 empresas de pequeno, médio e grande porte. “A principal novidade foi o anúncio do investimento de R$ 34 milhões que a FIESC fará em Brusque até 2025, cuja aquisição de equipamentos e ampliação da estrutura já iniciam este ano. Também foi proposta a criação de um grupo gestor, formada por empresários da indústria, para acompanhar este movimento e fortalecer o vínculo com a Federação”, esclarece a presidente Rita.

Lafite

Um dos assuntos mais esperados do encontro era a definição sobre a permanência do Laboratório de Ensaios Físico e Químico Têxteis (Lafite) em Brusque, devido aos comentários que se intensificaram na última semana, dando conta de uma possível transferência da unidade para Blumenau. Os representantes da FIESC foram enfáticos ao anunciar que o Lafite permanecerá na cidade, estando previstos investimentos na compra de equipamentos e inclusão de novos processos. “Apenas o ensaio de testes está em avaliação para transferência, mas esta mudança pode demorar até dois anos para acontecer, levando em consideração o credenciamento da Faculdade Senai como Centro Universitário”, explica o presidente da FIESC, Mário Cezar de Aguiar.

Reconhecimento

O superintendente do Sesi/Senai, Fabrizio Machado Pereira, apresentou dados que colocam Brusque na segunda colocação do ranking de matrículas para o ensino profissionalizante no Estado. Por isso, a expectativa é que até 2025 possa haver um incremento de mais 400 novas vagas na instituição.

Ele também anunciou a construção de um pavimento de quatro andares para atender alunos da Escola S, nas modalidades de Ensino Fundamental e Médio. O prédio terá 26 salas de aulas, além de uma estrutura de apoio para atividades extracurriculares de teatro, música, dança, entre outros.

Todos os demais Blocos também passarão por reestruturação física, de equipamentos e de processos, alinhados aos conceitos da Indústria 4.0.

Ainda durante o evento, o diretor regional e superintendente do IEL, José Eduardo Azevedo Fiates, apresentou o projeto Travessia, que norteia o planejamento estratégico da FIESC, focado no crescimento da indústria catarinense.

Imagem Imagem Imagem Imagem