ACIBr participa de abertura do 29º Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda ACIBr participa de abertura do 29º Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda

A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) participou na noite de segunda-feira, 31 de outubro, da abertura do 29º Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda.

Sediado no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), o evento é uma realização da Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda (ABTT), em parceria com a universidade, e vai até sexta-feira, 4 de novembro.

A presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti foi presidente de honra do evento, que contou com a presença de representantes da ABTT; do prefeito de Brusque, José Ari Vequi; além de entidades do setor têxtil da cidade, de Santa Catarina e de demais locais do país. O vice-presidente da ACIBr, Marlon Sassi também esteve presente no evento. “Ficamos muito satisfeitos por Brusque ter sido escolhida para esse evento, que já ocorreu em tantas cidades do país em edições anteriores. É um privilégio entrarmos nessa rota de discussão para qualificar a nossa mão de obra, com a troca de informações técnicas, conhecimento e experiência tão ricas, realizadas na Unifebe, que é uma universidade comunitária”, comentou Rita.

Para ela, além da troca de conhecimento sobre o setor têxtil, poder sediar o evento é uma ‘vitrine’ para reforçar o potencial econômico da região. “Por aqui apenas não plantamos o algodão, mas temos empresas que integram a cadeia têxtil completa: desde o fio, tinturarias, malharias, estamparias, até a confecção e a moda que chegam ao consumidor final. E essa troca de informações é muito relevante, já que temos um polo formador muito interessante e que, ao longo do congresso, irá demostrar a pujança de Brusque a nível nacional”, completou.

Rita também representou a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest). “É um privilégio ser presidente de honra deste congresso. O convite veio antes da pandemia, aguardamos o período em que o evento não pode ser realizado, mas que foi retomado nesta data tão importante para a ABTT, que hoje celebra seus 60 anos de fundação”, completou.

A reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, também ressaltou o papel da universidade na disseminação de conhecimentos técnicos e científicos. “Somos daqui e a indústria têxtil e de moda está no DNA do nosso povo, é um dos carros chefes da nossa economia. Estamos lisonjeados em sediar este evento, que visa, sobretudo, a qualificação profissional. Esperamos que novos aprendizados sejam compartilhados e que empresas, empreendedores, estudantes e profissionais aproveitem a programação para expandir sua expertise, contribuindo para fazer de Brusque e região ainda mais referência no setor têxtil e de moda”, concluiu Rosemari.

Saiba mais

Nesta edição, cerca de 800 profissionais, técnicos, engenheiros, administradores, empresários, acadêmicos, profissionais de moda, design, estilo e empresas do ramo se reunirão para debater sobre “Sustentabilidade da Indústria 4.0 voltada à economia circular”.

O evento segue durante toda a semana com atividades em diversos horários, na Unifebe, Campus Santa Terezinha.

O presidente do Congresso e coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da UNIFEBE, professora Wallace Nóbrega Lopo, destaca que a instituição foi escolhida para sediar o evento pelas características econômicas e culturais da região. “Brusque é conhecida como Berço da Fiação Catarinense e Cidade dos Tecidos, pois foi na cidade que se iniciou um dos maiores polos têxteis de Santa Catarina e do Brasil. Por isso, aqui, no município pioneiro, reuniremos o que há de mais atual na área têxtil e de moda para compartilhar com estudantes, profissionais e empresas”, ressalta Wallace.

O XXIX Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda é sucessor do Congresso Nacional de Técnicos Têxteis, realizado anualmente pela ABTT. O evento é gratuito, aberto à comunidade e para participar basta se inscrever em www.congressoabtt.org.br.

(Informações complementares: Assessoria de Imprensa Unifebe).

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem