ACIBr participa de evento Radar da Reinvenção da FIESC

ACIBr participa de evento Radar da Reinvenção da FIESC ACIBr participa de evento Radar da Reinvenção da FIESC

O presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá, Marlon Sassi, juntamente com a vice-presidente da entidade, Rita Cassia Conti, que também é vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e diretora 2ª Tesoureira da FIESC; participaram na última quarta-feira, 3 de abril, em Florianópolis, do fórum Radar Reinvenção da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

O evento reuniu lideranças empresariais de todo o estado e teve como intuito discutir as tendências locais, nacionais e mundiais que podem afetar e influenciar a performance e a governança das organizações em 2024.

Os diretores da ACIBr, Jaqueline Knihs e Ingo Fischer Júnior, também marcaram presença no evento.

Temáticas

Com uma programação de diversas palestras, o fórum teve como objetivo identificar grandes ameaças e eventuais oportunidades, para permitir uma melhor preparação das empresas que possam resultar em projetos mobilizadores a serem desenvolvidos individualmente ou em parceria pelas empresas catarinenses. “Foi um evento muito importante, onde pudemos debater sobre o futuro das empresas catarinenses. Assuntos como: fundamentos e tendências, descarbonização e transição energética, transformação digital, mobilidade, a transformação da indústria mais competitiva, governança cooperativa, entre outros, puderam nos mostrar para onde devemos caminhar. Estarmos atentos a esses temas e trazer para a região de Brusque, Guabiruba e Botuverá, quais essas tendências, e como podemos ajudar o nosso empresariado realmente a se preparar para o futuro que vem pela frente”, comentou Sassi.

Ao longo do evento, cases de empresas catarinenses foram apresentados, mostrando o que as mesmas tem feito para manter as suas indústrias como referências no estado, no país, e algumas com projeções mundiais, como a WEG.

Acordo

Durante o fórum, também foi firmado um acordo de cooperação entre o Senai/SC e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com o intuito de auxiliar empresas ao uso de energia limpa, através de um programa de descarbonização e também para o uso racional da energia.

“O presidente do BRDE, João Paulo Kleinubing, esteve recentemente na ACIBr, apresentando algumas linhas de créditos disponíveis às empresas. Assim, com essa parceria firmada no evento da FIESC, vimos a possibilidade de trazer esse projeto do Senai para nossas empresas, em nossa região. Já entramos em contato com o senhor Marcelo Bohrer, para que ele venha a Brusque, onde possamos formatar um projeto, bem como para que ele possa visitar algumas de nossas empresas, para a realização de um levantamento energético e o que precisamos para que nossas indústrias diminuam o consumo de energia elétrica. Afinal, é muito importante buscarmos formas de energia limpa e mais baratas, bem como entender como podemos utilizá-las de forma consciente, minimizando o consumo de energia em nossas empresas”, explicou Sassi.

Por fim, o presidente da ACIBr também enalteceu a importância do evento da FIESC. “Parabenizamos o presidente da FIESC, Mário César de Aguiar; o diretor de Inovação e Competitividade da FIESC, José Eduardo Azevedo Fiates; e os demais envolvidos pelo evento, que foi muito positivo. Com isso, vamos avançar no que precisamos para que nossas empresas também sejam competitivas”, completou Sassi.