ACIBr participa de reunião com secretário Estadual de Saúde

ACIBr participa de reunião com secretário Estadual de Saúde ACIBr participa de reunião com secretário Estadual de Saúde

André Motta Ribeiro falou sobre a situação atual da pandemia no Estado

A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), esteve representada pela sua presidente, Rita Cassia Conti, na reunião virtual, organizada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), na tarde de ontem, 20 de janeiro. O encontro contou com a presença do secretário Estadual de Saúde, André Motta Ribeiro, que falou sobre o aumento de casos positivos da Covid-19.

“O objetivo era dialogar sobre um novo parâmetro na emissão de atestados, visto que a variante Ômicron é altamente contagiosa, mas com baixa probabilidade de internação hospitalar”, conta a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti.

Segundo ela, as empresas têm sido bastante impactadas pelo isolamento social exigido a partir da testagem positiva para Covid-19. Conforme os atestados recebidos pelas empresas, na região e no Estado, não há um consenso médico sobre a quantidade de dias de afastamento e sobre a conduta para quem mora no mesmo local, ainda que assintomática. “O secretário explicou que existe um protocolo federal que determina o afastamento de cinco a sete dias para a pessoa com Covid-19 e, no máximo, de cinco dias para seus familiares, o que não tem sido observado nos atestados recebidos pelas empresas. Por isso, uma comissão deverá ser formada junto ao Ministério do Trabalho e demais organizações para rever a questão”, esclarece Rita.

A presidente ainda conta que o Estado pretende manter as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) abertas e que está prevista a chegada de um grande volume de testes para distribuir entre os municípios a partir de fevereiro.