ACIBr participa de visita da FACISC à Portonave

ACIBr participa de visita da FACISC à Portonave ACIBr participa de visita da FACISC à Portonave

Alargamento da bacia de evolução do complexo portuário foi discutido na oportunidade

A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), representada pela sua presidente, Rita Cassia Conti, e pelo vice-presidente, Marlon Sassi, participaram na última segunda-feira, 20 de junho, de uma visita técnica a Portonave. O encontro foi promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e reuniu representantes de toda a região do Vale, que discutiram sobre o alargamento da bacia de evolução do complexo portuário do rio Itajaí.

Competitividade

Considerado o segundo maior terminal portuário do país, a Portonave tem entre seus desafios a necessidade de ampliação da sua capacidade para a movimentação de cargas e, para tanto, há a necessidade do alargamento do canal da bacia de evolução, para que navios de grande porte possam realizar manobras no local.

“A visita serviu para entendermos a importância dos portos em termos econômicos para a região, bem como a necessidade dessa obra para a Portonave. Conhecemos um pouco da trajetória do porto, seus números, todo o seu crescimento e necessidade prioritária de alargamento da bacia. A tendência é que cada vez mais navios de grande porte cheguem e saiam do local, com uma grande quantidade de containers, de forma mais eficiente. Esse processo é algo que está ocorrendo em todo o mundo e, caso Santa Catarina não realizar esse alargamento, perderemos competitividade a nível internacional”, explicou Rita.

Segundo a presidente da ACIBr, caso a obra não seja feita, navios de grande porte poderão atracar em outros portos, em outros estados do país, o que irá afetar as empresas que realizam o processo de exportação e importação. “O alargamento precisa ser feito com investimentos federais, por ser uma obra que exige investimentos altos. Desta forma, as associações regionais irão apoiar o pedido de realização da mesma, para que o porto possa receber cargas maiores. Também aproveitamos a oportunidade para convidar o diretor superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho, para que possa realizar uma palestra na ACIBr, em parceria com o Núcleo de Comércio Exterior e o Conselho das Entidades, a respeito do potencial econômico e a tecnologia que envolve o porto”, completa Rita.

Outra bandeira defendida pelas ACIs da regional também é sobre as obras de melhorias no Aeroporto de Navegantes.

Pleito regional

O alargamento da bacia é um dos pleitos listados pelos representantes da Facisc na regional para o documento Voz Única. Na avaliação dos empresários a ampliação da capacidade do porto é prioridade para o desenvolvimento econômico da região. “No Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), prevê a readequação do Molhe Noret e a bacia de evolução apenas para acontecer a partir de 2026, mas entendemos que devem ser feitos já em 2023. Não podemos esperar tanto tempo, pois a economia gira por aqui. Essa obra precisa acontecer concomitantemente com as demais obras que iniciarão em 2023 para que o fluxo de grandes navios não seja interrompido nos terminais. Essa questão pode nos colocar em uma posição de destaque ou de atraso”, ressaltou o vice-presidente regional Rinaldo Araújo.

O encontro também contou com a presença do presidente da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves, que reforçou o apoio da Federação ao pleito e a necessidade da obra para a economia catarinense. “O acesso aos portos precisa ser melhorado, ainda mais que temos ferrovias precárias, por isso o nosso trabalho com o Voz Única é muito importante para sensibilizar as autoridades responsáveis e agilizar este processo”, destacou o presidente.

Na próxima semana a Federação levará algumas demandas a Brasília e entregará um documento aos parlamentares contendo sugestões para os investimentos na logística portuária da região, solicitando o apoio para a antecipação das obras para 2023.

(*Informações complementares: FACISC).