ACIBr sedia reunião itinerante da Fundação Empreender

ACIBr sedia reunião itinerante da Fundação Empreender ACIBr sedia reunião itinerante da Fundação Empreender

Na tarde de terça-feira, 17 de maio, a Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) sediou a reunião itinerante da diretoria da Fundação Empreender, rede de cooperação que busca desenvolver o empreendedorismo e o espírito associativo entre suas associações mantenedoras, ligada à da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). Realizada de forma híbrida, com a participação de mais de 20 presidentes de associações empresariais do Estado, o evento contou com a presença do presidente da Fundação, Jonny Zulauf, também ex-presidente FACISC; da presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti; e do vice-presidente da entidade, Marlon Sassi.

Ao longo do encontro, o presidente da Fundação enalteceu o papel da ACIBr, que é uma das entidades mantenedoras e foi uma das idealizadora no processo de consolidação da Fundação há 30 anos, que surgiu após a parceria com a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (HWK) para a capacitação de segmentos econômicos, o que também originou os Núcleos Setoriais da ACIBr. “É uma honra estar aqui, não só pela contribuição histórica da ACIBr para com a Fundação, mas principalmente porque Brusque foi uma das associações pioneiras no processo de criação e consolidação dos Núcleos, que hoje existem em todo o país. Além disso, a ACIBr é um grande exemplo de empreendedorismo e associativismo, com tantos associados, ações e Núcleos atuantes. Ela (ACIBr) é um dos pilares da Fundação Empreender e nada melhor do que estar aqui para a nossa reunião”, destacou.

Pauta

Na oportunidade, os representantes da Fundação discutiram em especial a respeito de dois importantes temas: o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) e o Programa de Capacitação de Sucessores.

Em relação ao PGVE, foi apresentado um balanço geral do Programa, que tem meta de abrir 15 turmas em 2022. Da mesma forma, foi falado sobre os bons resultados do Programa de Capacitação de Sucessores, que teve uma turma inicial e está com expectativas de ampliação em todo o Estado, a partir de agosto, assim como o PGVE.  O programa é considerado inédito e aborda a questão da sucessão, da sustentabilidade, da perenidade das empresas, para que elas possam ter continuidade. “Sabemos da importância do PGVE, para envolver, treinar, capacitar e atualizar o empreendedor, independentemente se ele tem curso superior, valorizando muito a experiência em gestão, trazendo fórmulas, mecanismos, sistemas de atualização, a cada um que participa. Dentro do PGVE, suas diversas especialidades estão gerando agora os cursos com aprofundamento, como a Capacitação de Sucessores, que busca o olhar de longevidade dos negócios, da continuidade da empresa, mas também do plano familiar e de vida”, pontuou Zulauf.

Para a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, poder sediar a reunião da diretoria da Fundação, com a participação de tantas lideranças empresariais do Estado foi uma grande satisfação. “É muito gratificante, já que há 30 anos essa iniciativa em promover os Núcleos surgiu, assim como a Fundação, com o olhar voltado para a capacitação dos empresários e gestores. Hoje a Fundação Empreender tem uma capilaridade muito grande em todo o Estado e estamos discutindo dentro do nosso planejamento estratégico da ACIBr para que a partir de 2023 possamos lançar novamente os cursos de gestão e vivência empresarial e também da sucessão. Agradecemos a presença dos integrantes da diretoria da Fundação e sempre estaremos de portas abertas para o que precisarem”, acrescentou Rita.

Participaram também do encontro presencial a gerente administrativa da Fundação Empreender, Fernanda Silveira; e o consultor do Programa de Capacitação de Sucessores, André Luiz Garcia.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem