Brusque sedia Assembleia do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores

Brusque sedia Assembleia do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores Brusque sedia Assembleia do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores

Em 21 anos de história, é a segunda vez que o município é escolhido para receber o evento

Na última quinta e sexta-feira, 16 e 17 de dezembro, no Hotel Monthez, foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc), que reúne mais de 2 mil nucleados, presentes em 80 Associações Empresariais de Santa Catarina. O vice-presidente da Associação Empresarial de Brusque, Marlon Sávio Sassi, esteve presente no evento, que contou com atrações culturais, visita técnica, confraternização, eleição e posse da nova diretoria do Conselho para a gestão de 2022.

“Eles estão no caminho certo. Buscar é o segredo para encontrar resultados. O evento está sediado em Brusque, que é uma cidade empreendedora aos extremos. Basta ver a nossa ACIBr, com 87 anos de história, mais de 800 associados e 24 Núcleos em atuação. A Assembleia de hoje acontece em um lugar que gera riqueza e empreendedorismo. É isso que os jovens aqui presentes buscam”, avalia Marlon.

O prefeito de Brusque, José Ari Vequi, também presente no ato de abertura, enalteceu a escolha da cidade como destino para mais de 100 jovens empreendedores. “A ACIBr se destaca como uma das entidades mais participativas de Santa Catarina e mantém seu Núcleo Jovem bastante atuante. Assim, a pujança econômica de Brusque se torna vitrine para o Estado e é muito bom contar com a visita destes novos investidores”, pontua.

O coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIBr, Jackson Mensor, comemora o fato de o município ser escolhido, pela segunda vez, para sediar uma Assembleia do Cejesc, nestes 21 anos de atuação da entidade. “Foram dois meses de organização deste evento desafiador. E foi gratificante receber tantos empreendedores em nossa casa e, cada vez mais, perceber a importância do associativismo, que nos dá a certeza de que não estamos sozinhos. O evento foi um sucesso e nos aproximou ainda mais da coordenação estadual do Cejesc. Um dos momentos mais marcantes foi a visita técnica na Havan, onde fomos recebidos pelo empresário Luciano Hang. Foram duas horas de conversa e de partilha sobre sua experiência e visão empreendedora”, frisa Jackson.

Formar líderes

O presidente do Cejesc, Bruno Saldívia, mora há um ano em Itapema, mas iniciou no movimento associativista quando ainda vivia no Extremo Oeste. Para ele, conduzir a entidade ao longo deste ano foi um desafio, por conta da insegurança econômica trazida pela pandemia da Covid-19.

“Foi um ano de diálogo para manter o engajamento nos projetos e fazer crescer o movimento no Estado, que já é uma referência para o país. Ainda que sejamos um grupo multissetorial, via de regra temos pessoas e empresas jovens. Nosso propósito é a troca de boas práticas, geração de negócios e aprendizados, além de conectar pessoas e desenvolver líderes para empresas e para a sociedade”, conta Bruno.

Segundo ele, a Assembleia é um momento importante, porque apresenta o relatório de gestão, a eleição e posse da nova diretoria. “São 148 ACIs que integram a Facisc. Destas, 80 mantêm Núcleos Jovens. É um movimento grande, que desenvolve líderes para dentro do próprio sistema, já que muitos se transformam em presidentes ou diretores das Associações Empresariais e fortalecem o movimento como um todo”, detalha.

A presidente eleita para a gestão 2022 do Cejesc é a jovem empresária de Palhoça, Kamila Souza Laurindo, que há oito anos participa do Núcleo Jovem. “Se a empresa do meu pai tem hoje sucessão, isso é por conta do movimento associativista. Antes, tinha uma visão limitada e atuava apenas na área de Recursos Humanos. O Núcleo me trouxe uma visão mais sistêmica do negócio, além do desenvolvimento empresarial. Através desta participação, treino até novas habilidades, como falar em público, por exemplo”, descreve Kamila.

No próximo ano, sua gestão promete estar focada na formação de lideranças, com competências para conduzir organizações. Da mesma forma, a nova presidente planeja fomentar a troca de experiências e a efetivação de negócios entre os participantes, que representam diversas áreas da indústria, comércio e serviços.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem