Divisão de furtos, roubos e receptação é apresentada na ACIBr

Divisão de furtos, roubos e receptação é apresentada na ACIBr Divisão de furtos, roubos e receptação é apresentada na ACIBr

Delegados participam de reunião da diretoria da entidade

O delegado regional, Dr. Fernando de Faveri, participou da reunião de diretoria da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), na tarde desta segunda-feira, 29 de março. Na oportunidade, ele apresentou o delegado, Dr. Fernando de Farias, que assumiu a Divisão de furtos, roubos e receptação no município.

“Foi uma honra receber a visita e conhecer esta nova área da Polícia Civil, que vai beneficiar as empresas e a sociedade. Também conversamos sobre a possiblidade do registro online do Boletim de Ocorrências, que deve ser estimulado mesmo em pequenos furtos, pois gera estatística”, detalha a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti.

Para o delegado regional, Dr. Fernando de Faveri, a nova Divisão atua em crimes patrimoniais, que envolvam empresas e residências. Entre as principais vantagens do serviço especializado, se destaca resolução dos casos. “É um benefício para todos, considerando que não existe desenvolvimento social sem segurança pública”, atesta.

Atualmente instalada no prédio da Delegacia Civil (Rua do Convento), a Divisão de furtos, roubos e receptação, iniciou as atividades em setembro do ano passado, mas apenas recentemente passou a contar com o serviço do delegado e de dois agentes de forma integral. “Entre os meses de janeiro e fevereiro, os casos solucionados alcançaram uma média superior a 80%. Em médio e longo prazo acreditamos em um resultado ainda mais expressivo. Quando se comunica um delito de roubo, que é aquele que tem grave ameaça ou violência contra a pessoa, já começamos a buscar provas da autoria e, como o efetivo direcionado para esse tipo de investigação, o resultado é mais rápido”, esclarece o delegado Dr. Fernando de Farias.

Boletim online

A pandemia da Covid-19 pode ter colaborado com a adesão à uma nova ferramenta da Polícia Civil. Hoje, 70% dos Boletins de Ocorrências registrados em Santa Catarina já são através Delegacia Virtual e podem ser feitos e impressos em casa.

“Ele tem o mesmo andamento de um Boletim de Ocorrências feito de forma presencial, na delegacia, com a vantagem de que a pessoa pode fazer em um melhor momento, evitando filas e contribuindo com o distanciamento social. A aceitação do registro virtual no Estado foi alta e já superou o volume dos boletins físicos”, afirma Dr. Fernando de Faveri.

De acordo com o delegado regional, todo tipo de crime deve ser informado às autoridades competentes, através de um Boletim de Ocorrências, mesmo que o valor envolvido seja pequeno. “Esses dados vão nortear a segurança pública. O que não foi registrado, se presume que não existiu. Quanto mais dados tivermos, maior será a consciência do que está acontecendo”, orienta.

Dentro do endereço eletrônico da ACIBr (acibr.org.br) há um link disponível para o registro do Boletim de Ocorrências de forma digital.

Imagem Imagem