Dor na coluna no foco das clínicas e academias

Dor na coluna no foco das clínicas e academias Dor na coluna no foco das clínicas e academias

Núcleo de Atividades Físicas vai realizar um workshop sobre coluna vertebral

Você sabia que 80% dos brasileiros se queixam com a dor nas costas? Segundo um estudo realizado pela Fiocruz, 36% da população adulta está acometida por doenças crônicas na região da coluna. E o sul do Brasil é onde se concentram os piores índices da patologia: 23,3%, conforme apontado pela Pesquisa Nacional da Saúde, realizada em 2022, em uma parceria do Ministério da Saúde com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Muitas pessoas estão fragilizadas por essa condição de dor, que impacta na qualidade de vida. É quando não se consegue fazer coisas simples, como dar um colo para o neto, ou caminhar na companhia do seu cachorro. O ser humano é único, cheio de condições específicas, e o nosso papel é estar preparado para recebê-lo”, explica a coordenadora do Núcleo de Atividades Físicas da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), Catiane da Cruz.

Segundo ela, o principal objetivo das empresas e dos profissionais nucleados é de garantir a formação continuada, com uma abordagem mais profunda e abrangente do que os conhecimentos técnicos do Ensino Superior, nas graduações de Educação Física e Fisioterapia.

“Somos profissionais da saúde e compreendemos nosso papel de transformação direta na qualidade de vida das pessoas. É possível, através do movimento, impactar positivamente em quadros de dor, inclusive diminuindo o consumo de remédios”, destaca a coordenadora.

Catiane revela que, desde 2020, tem aumentando o número de pessoas interessadas na prática da atividade física como forma de prevenção às doenças. “Mas, infelizmente, nem todos os profissionais têm essa visão mais ampla ou dominam a área de maneira segura. É gratificante conhecer a educação para o movimento. Isso, no entanto, exige preparo”, reforça.

Workshop de coluna vertebral

Diante das queixas de clientes e do aumento de casos crônicos de doenças na coluna vertebral, o Núcleo de Atividades Físicas promoverá, nos dias 27 e 28 de maio, na Estilo Pilates (bairro Santa Rita), um workshop com Edcel Rosa, que é educador físico, fisioterapeuta, osteopata e ex-atleta. Será um final de semana inteiro focado no estudo dessa região, com conteúdo teórico e prático.

“Queremos que os profissionais tenham segurança em intervir e orientar seus clientes, de acordo com cada patologia. O nosso papel é formar um setor de excelência para o atendimento em Brusque, Guabiruba e Botuverá”.

As inscrições para o workshop estão abertas para profissionais e acadêmicos de Educação Física e Fisioterapia, e podem ser feitas pelo telefone (47) 99946-3502.

Foto: Edcel Rosa esteve em Brusque em 2022, palestrando para educadores físicos e fisioterapeutas