Geração Empreendedora forma segunda turma do projeto

Geração Empreendedora forma segunda turma do projeto Geração Empreendedora forma segunda turma do projeto

Iniciativa da FACISC é aplicada em Brusque através da ACIBr

Visando despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista, o projeto Geração Empreendedora, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), formou mais uma turma de jovens em Brusque, na noite de quarta-feira, 8 de novembro. Aplicada no município através da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), por meio dos Núcleos de Jovens Empreendedores e Mulheres Empresárias, a iniciativa contemplou 24 alunos, da 2ª série do Ensino Médio, da Escola de Educação Básica Francisco de Araújo Brusque.

Conforme explica Jackson Mensor, membro do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIBr e voluntário na iniciativa, o Geração Empreendedora é realizado há oito anos pela FACISC e, em Brusque, esta é a segunda vez que está sendo aplicado.

“O foco principal é fomentar o empreendedorismo entre os estudantes do Ensino Médio. Abordamos temas como autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, que contribuem com o crescimento pessoal e profissional. A proposta é que eles possam se conhecer mais ao longo dessa jornada”, comenta Mensor.

Ele ainda ressalta que todos os voluntários no projeto são empresários dispostos a compartilhar suas experiências em sala de aula, inserindo o contexto dos negócios na educação básica. Assim, durante os encontros, os alunos puderam compreender um pouco mais dos desafios enfrentados pelo empreendedor

“Esperamos despertar essa vontade de seguir no caminho do empreendedorismo. O intuito é fazer eles pensarem e saírem fora da caixa, tanto no desenvolvimento pessoal, quanto na projeção que fazem sobre o futuro. Estimulamos a saída da zona de conforto propondo reflexões sobre onde eles imaginam estar em cinco ou dez anos”, frisa.

A coordenadora do Núcleo de Mulheres Empresárias da ACIBr, Cristiane Bonacina, também foi uma das voluntárias no projeto e conta que finalizar mais uma turma é gratificante. “Me sinto muito feliz em entregar o certificado para os jovens que participaram do Geração Empreendedora. Foi muito bom estar com eles durante todos os nossos encontros. Nós aplicamos a metodologia que recebemos da FACISC e eles absorveram tudo muito bem, e criaram os trabalhos de conclusão com bastante excelência e criatividade”, declara Cristiane.

Experiência aprovada

Participando da iniciativa, a aluna Vitória Rangel conta que a experiência agregou tanto em sua vida que ela já pretende dar continuidade à empresa criada em um dos exercícios do Geração Empreendedora.

“Foi um projeto que abriu realmente a cabeça pro mundo empreendedor e creio que toda sala divide a mesma opinião. Durante o projeto, o meu grupo criou a Diamond, agência de marketing digital, que vai sair do papel. Todos estão empolgados para colocar em prática aquilo que aprendemos”, afirma.

De acordo com a estudante, a assessoria recebida dos empresários foi encorajadora. “Desejo que o projeto se estenda para mais escolas e que mais alunos possam ter essa oportunidade única, que é muito necessária dentro da sala de aula”, finaliza

Imagem Imagem