Marca coletiva “Vale das Toalhas” é lançada oficialmente

Marca coletiva “Vale das Toalhas” é lançada oficialmente

Marca coletiva “Vale das Toalhas” é lançada oficialmente Marca coletiva “Vale das Toalhas” é lançada oficialmente

Núcleo de Fabricantes de Toalhas (NFTEX) é protagonista deste momento histórico

 

É oficial: o Núcleo de Fabricantes de Toalhas (NFTEX), vinculado à Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), lançou nesta sexta-feira, 14 de maio, a marca coletiva “Vale das Toalhas”. O momento histórico ocorreu de forma virtual, por conta da pandemia da Covid-19, mas reuniu depoimentos de incentivo e entusiasmo, gravados por lideranças do município, do Estado e do país.

“O NFTEX é formado por 20 empresas que, juntas, produzem duas mil toneladas de produtos felpudos por mês. Somos responsáveis por três mil empregos diretos e mais de nove mil empregos indiretos. Em 11 anos de história, já participamos de feiras nacionais e internacionais de máquinas e de produtos. Visitamos fornecedores de algodão no Brasil e, de maquinário, na França, Bélgica e Alemanha”, conta do coordenador do NFTEX, o empresário Taciano Pettermann.

Segundo ele, é um desafio manter-se na vanguarda deste mercado, cujo ecossistema se apresenta bastante disputado. “Produtores de algodão são organizados e muito bem representados. Os fabricantes de máquinas renovam sua tecnologia com rapidez, provocando a obsolescência de quem não se atualiza e investe”, destaca Pettermann, também citando a agilidade de distribuição do produto através das redes de varejo e da venda on-line, a exigência dos consumidores diante da nova tendência que é a moda para o lar e a vantagem competitiva de grandes players do mercado que, sozinhos, produzem um volume expressivo de mercadoria.

“Nossa atuação busca melhorar as chances de sobrevivência a longo prazo, a continuidade dos nossos negócios e a manutenção daquilo que o têxtil tem de melhor: a geração de riqueza para a sociedade e a manutenção dos empregos, com um baixo impacto ambiental”, detalha o coordenador.

 

Pioneirismo

Membro do Núcleo de Fabricantes de Toalhas, o empresário Edson Rubens Muller iniciou seu discurso ressaltando a vocação pioneira de Brusque, Guabiruba e Botuverá, na área econômica e social. Ele citou a instalação e desenvolvimento da cadeia têxtil a partir de 1890, uma história de superação e de sucesso, cujos marcos perpassam gerações e ultrapassam 130 anos de existência.

“Por isso, o nosso propósito ao escolher esta marca coletiva é de evidenciar ainda mais o lugar de vanguarda que a felpa catarinense ocupa no contexto brasileiro. Hoje nossa produção é reconhecida nacionalmente, com qualidade, produtividade, sustentabilidade, diversidade no catálogo de cores, toque, tamanho, entrega e, também, de organização e união daqueles que são protagonistas deste ousado projeto”, enaltece Muller.

Segundo ele, uma marca, quando bem posicionada, assume vantagem competitiva. E, com planejamento adequado e estratégias definidas, aumentam-se as chances de sucesso. “É dentro deste conceito básico que o NFTEX, juntamente com a ACIBr, quer trazer para o mercado nacional, a produção de toalhas felpudas fabricadas em Brusque, Guabiruba e Botuverá. Uma nova identidade, que vem marcar um território e todo um setor”, ressalta.

 

Representatividade

O membro do NFTEX e coordenador do projeto da marca coletiva, o empresário Arthur Marqui, enfatiza que Santa Catarina é responsável pela fabricação de 70 a 80% de toda a produção nacional de toalhas felpudas. “Nossa região representa boa parcela desta produção, dividida em muitas empresas de pequeno e médio porte. Produzimos mensalmente mais de 12 milhões de peças e nosso parque fabril é hoje o mais moderno do país na fabricação de toalhas”, pontua.

De acordo com o empresário, o propósito da marca coletiva é de agregar valor às empresas, como sinal de união e respeito. “O requisito para obtenção da marca passa por alguns critérios. Dentre eles, destacamos a obediência das regras ambientais, com o descarte correto dos dejetos oriundos de nosso processo de fabricação e a manutenção dos Laudos Ambientais constantemente vigentes. Outro destaque é a rigorosa obediência às determinações trabalhistas, no que tange, tanto a proibição sumária da utilização de mão de obra infantil ou escrava, preservação do ambiente de trabalho limpo e saudável, além da apresentação periódica das negativas emitidas pelo Ministério do Trabalho, comprovando a regularidade de cada empresa perante este órgão federal”, observa.

Para Arthur, o objetivo do “Vale das Toalhas” é mostrar aos clientes a preocupação e o compromisso com valores e, por consequência, validar um produto feito com qualidade e de forma adequada. “Temos agora o desafio de agregar outros valores a nossa marca. Este projeto somente foi possível de realizar a partir do programa Empreender Competitivo, do Sebrae. Agradecemos também à ACIBr, FACISC, e CACB, que tornaram este sonho em realidade”, salienta.

 

Reconhecimento

Diversas autoridades encaminharam vídeos parabenizando o NFTEX pelo lançamento da marca “Vale das Toalhas”. A presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, falou sobre sua alegria em estar à frente da entidade neste momento histórico. “Parabéns! Vocês estão elevando a nossa região com o lançamento desta marca”, enaltece.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), Fernando Pimentel, destaca que a iniciativa fortalece ainda mais o polo da região. “A marca coletiva é uma importante contribuição às atividades comerciais das indústrias locais e uma tendência de mercado. Desejo que o sucesso seja traduzido em vendas, investimentos e empregos”, destaca.

O senador Espiridião Amim, que lidera a Frente Parlamentar da Indústria Têxtil, lembra da importância do setor na manutenção e geração de novos empregos. “A larga mão de obra caracteriza essa atividade. Por isso, este é o momento de valorizar o que produzimos, não só pela raiz histórica, mas pela qualidade e valor agregado”, revela.

Também participaram deste momento de homenagens os prefeitos de Brusque, Ari Vequi, de Guabiruba, Valmir Zirke e de Botuverá, Alcir Merízio. Já o presidente do Sindicato Patronal de Fiação e Tecelagem de Brusque e Região (Sifitec), Marcos Schlosser, pontuou sobre três momentos da história têxtil que, na cidade, perpassa a marca de 100 anos. “O primeiro deles é a instalação dos tecelões, fiandeiros, tintureiros e costureiras. O segundo, no final da década de 1960, trata da internacionalização, que trouxe noções de design e padronização, provocando um salto no setor. E, o terceiro, é o associativismo, a busca pelo bem comum através de ações conjuntas. O lançamento de hoje merece louvor, pois faz com que o setor se torne mais conhecido e consolidado”, ressalta.

Em vídeo, o consultor da Conexcot, Eder Leandro da Silveira, falou sobre a honra de ter feito parte desta caminhada de sucesso. “A marca vem para endossar e certificar uma vocação já reconhecida pelo mercado dessa região de Brusque, Guabiruba e Botuverá, pela excelência do trabalho”, afirma.

O coordenador executivo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais (CACB), Carlos Alberto de Rezende, elogia a concretização de um sonho, batalhado pelas empresas que formam o NFTEX. “Com determinação, garra, estudo e comprometimento, foi possível chegar até aqui”.

Já o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves, parabenizou o NFTEX pela conquista. “Merecem reconhecimento pela competência e pelo produto de suma importância para o desenvolvimento econômico local”.

O diretor comercial do Centro Sul, de Florianópolis, Leonardo Vieira, o diretor do instituto de pesquisa de Inteligência de Mercado (IMEI), Marcelo Prado e o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cesar Busardo, também participaram deste momento, com vídeos de congratulações.

 

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