Núcleo da Saúde da ACIBr recebe diretores da Secretaria de Saúde de Brusque

Núcleo da Saúde da ACIBr recebe diretores da Secretaria de Saúde de Brusque Núcleo da Saúde da ACIBr recebe diretores da Secretaria de Saúde de Brusque

Objetivo foi conhecer o planejamento da pasta para o próximo ano e estimular uma aproximação e parcerias

A última reunião do Núcleo da Saúde da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) de 2023, realizada nesta quarta-feira, 29 de novembro, teve a presença do diretor-geral da Secretaria de Saúde de Brusque, Victor Sardo, e da diretora de Vigilância em Saúde, Caroline Maçaneiro.

O encontro teve como objetivo fazer uma aproximação do núcleo com a nova gestão da Secretaria de Saúde, que assumiu em agosto deste ano, após a eleição suplementar.

“A ideia foi trazer representantes da secretaria aqui para compreendermos melhor a pauta deles para 2024, e entender como podemos alinhar parcerias para complementar o serviço do SUS na cidade através dos nucleados e das empresas privadas que ainda vão se associar ao núcleo”, destaca a coordenadora, Amanda Sanches Baumel.

Durante a reunião, o diretor-geral da Secretaria de Saúde, Victor Sardo, apresentou os projetos da pasta para o próximo ano. Entre as prioridades, está o fortalecimento da atenção primária, a redução das filas de exames e consultas, implantação da telemedicina e outros serviços de inovação. “Temos uma demanda represada de exames, dificuldade na contratualização de prestadores de serviços e no ano que vem queremos atingir todas essas metas”, afirma.

Ele destaca a importância da parceria entre a secretaria e o núcleo. “É fundamental fomentar e fortalecer essa aproximação com a ACIBr. É um órgão empresarial de suma importância no município, que pode trazer muitos projetos e parcerias para melhorar a saúde pública brusquense”.

Conscientização sobre a dengue

Na reunião, a diretora da Vigilância em Saúde, Caroline Maçaneiro, falou sobre a preocupação com uma nova epidemia de dengue na cidade, principalmente devido às chuvas intensas registradas desde outubro.

“Veio alerta estadual para a região devido ao período de chuva e a aproximação do verão. Estamos trabalhando para evitar uma nova epidemia no município e a parceria com o Núcleo da Saúde é importante, porque quanto mais trabalharmos juntos, mais conseguiremos atingir a população e trabalharmos no mesmo propósito”.

Um projeto de parceria entre o Núcleo de Saúde e a Vigilância deve ser estruturado para atuar na conscientização e prevenção da dengue na cidade.

Caroline destacou ainda a situação da hantavirose, que teve duas mortes registradas em Brusque, e da leptospirose, que tem casos em investigação. “Tem alguns sinais e sintomas dessas doenças que são semelhantes a dengue, então estamos alertando para que levem a todas as instituições de saúde essa situação, para que todos fiquem atentos e façam a notificação dos casos suspeitos”.

Banco de leite

Ainda durante o encontro, a coordenadora do Núcleo da Saúde, apresentou para os representantes da secretaria o projeto em estudo para a implantação de um banco de leite em Brusque.

“Hoje o leite humano é recolhido em Brusque e encaminhado para Blumenau e a nossa cidade fica com uma parcela muito pequena, que não supre a necessidade. Uma criança que se desenvolve bem, influencia no bem-estar da família, e consequentemente do trabalhador. Temos um projeto pronto sobre o assunto e a ideia é dar seguimento em 2024”.

O diretor-geral da Secretaria de Saúde afirma que é do interesse da prefeitura ter um banco de leite na cidade e que a pasta está de portas abertas para firmar uma parceria com o núcleo para que isso aconteça no futuro.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem