Núcleo das Empresas Contábeis da ACIBr promove café de ideias

Núcleo das Empresas Contábeis da ACIBr promove café de ideias

Núcleo das Empresas Contábeis da ACIBr promove café de ideias Núcleo das Empresas Contábeis da ACIBr promove café de ideias

Modernização nos processos de abertura de empresas e Tributação pós-pandemia foram temas das palestras do evento

 

Com o objetivo de compartilhar conhecimento técnico, troca de experiências e, principalmente informações a respeito das constantes mudanças das legislações e dos processos que envolvem o segmento da Contabilidade, o Núcleo das Empresas Contábeis (NEC) da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) promoveu na manhã de terça-feira, 30 de novembro um café da manhã de ideias com os empresários do segmento da região.

Realizado no Hotel Monthez, o evento retomou o encontro presencial com os integrantes do Núcleo e demais profissionais da área, já que por conta da pandemia, em 2020 o café não foi realizado.  Assim, duas palestras foram apresentadas aos participantes, sobre “Modernização nos processos de abertura de empresas em Brusque” e “Tributação pós-pandemia”.

 

Agilidade

Ministrada pelo diretor da secretaria da Fazenda, Guilherme Ouriques, e pelo coordenador do Cadastro Mobiliário de Brusque, Cristiano Baumgartner, a primeira palestra trouxe as principais mudanças nos procedimentos de Cadastro Mobiliário de Contribuintes, após a lei complementar nº 299/2019 e o Decreto nº 8.933/2021. “A lei trouxe algumas possibilidades de melhorias de cadastro, com menos intervenção dos contadores e mais atuação da Secretaria da Fazenda. Já o Decreto trouxe a possibilidade de a própria Fazenda fazer a inscrição e as alterações do contribuinte de ofício. Ou seja, o contador não precisa mais ir até a prefeitura para dizer que mudou o quadro societário do seu cliente, por exemplo. A própria secretaria, ao tomar conhecimento dessa alteração, já faz. Além disso, apresentamos as demais mudanças do decreto, que se tornam um benefício coletivo, tanto para os contadores como para a secretaria da Fazenda”, esclareceu Baumgartner.

De acordo com o coordenador, com as adaptações implementadas e os processos mais automatizados, foi possível agilizar o tempo de abertura de empresas no município e, o que era feito em dias, passou a ser feito em menos de 24h. “Em 2014 a média de tempo era 40 dias para a abertura de uma empresa. Em 2018, com a implementação do processo digital, passou para 7 dias, o que melhorou em 2019 e 2020 com a lei de Modernização do Cadastro Municipal. E agora, com o Decreto nº 8.933, chegamos a uma média de 13 horas para a abertura de empresa com atividade de baixo risco” pontuou.

Segundo o diretor da secretaria da Fazenda, através da modernização, do uso da tecnologia, e com adaptações nos sistema, a cidade passou a se destacar no Estado pela agilidade no tempo de abertura de empresas. “Dentro de Santa Catarina, Brusque é considerada a segunda cidade que abre mais rápido uma empresa. E o município ganhou muito com esse processo de modernização, principalmente agilidade, mas ainda temos muito para melhorar. Na secretaria da Fazenda acreditamos que a utilização da tecnologia, da transparência e a busca em fazer o melhor pelo contribuinte é o que irá trazer resultados positivos para nós como sociedade. Este é um dos processos que estamos adequando, é algo que não irá acabar, que precisa evoluir cada vez mais de forma moderna e tecnológica, sempre ouvindo as entidades e os profissionais, como os contadores”, completou.

Ao final da palestra, os participantes também esclareceram diversas dúvidas a respeito do tema.

 

Pós-pandemia

O segundo momento do evento contou com a palestra do professor e advogado Renato Vieira Avila, que trouxe como tema “Tributação pós pandemia: oportunidade bilionária para as carreiras tributárias”. Assim, o especialista apresentou dados e informações sobre a pandemia e os ajustes que a própria economia e a sociedade precisaram fazer para se adaptar ao período, bem como todas as questões que influenciaram a elevação dos custos dos cofres públicos e os impactos aos contribuintes. “A tributação pós-pandemia é um cenário de muita incerteza, pois não sabemos como as coisas irão se desenrolar. Com certeza devemos ter aumento de carga tributária, aumento das exigências do Estado em relação aos negócios, o que irá gerar mais custos, mais necessidade de formação de mão de obra, em especial para os contadores. Então é um tema atual e muito necessário, para que os profissionais que estejam lidando com a área tributária entendam essas mudanças. A ideia foi plantarmos uma discussão, para que possamos em conjunto trocar ideias com quem está lidando com essa realidade no dia a dia, em suas contabilidades”, explicou.

 

Avaliação

Para o coordenador do NEC, Thiago Fischer, poder reunir de forma presencial, novamente, os profissionais do segmento, para tratar de assuntos tão importantes e atuais, foi enriquecedor. “Era um momento que todos precisávamos, de conversa, de troca de ideias e informações e também de aproximação. E essa é a nossa maior vitória como Núcleo: a partir dessa união conseguimos novas conquistas, seja a aproximação com a prefeitura, mas principalmente entre os contadores.  É um conjunto de forças que faz muito bem para a cidade”, pontuou.

Da mesma forma, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Brusque (Sindicont), Sinesio Jacomossi, considerou o evento oportuno não só pela troca de conhecimento, mas também de aproximação entre a classe. “A integração entre os contadores é algo discutido muito em nossa base, os assuntos contábeis, da atualidade, as novidades em relação aos sistemas implantados pela prefeitura, entre outros. Esperamos ter mais oportunidades assim, para essa troca de informações e experiências, com novidades. É uma das nossas metas integrar cada vez mais os profissionais do segmento e essa parceria entre o Núcleo e o sindicato é muito importante e só tem a fortalecer o segmento”, completou.

 

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

  • Compartilhar:

Posts relacionados

O que você procura em nosso site?

Whatsapp