Núcleo das Empresas Contábeis da ACIBr se reúne com vereadores

Núcleo das Empresas Contábeis da ACIBr se reúne com vereadores Núcleo das Empresas Contábeis da ACIBr se reúne com vereadores

Objetivo foi discutir processo de desburocratização na abertura e manutenção de empresas em Brusque

O Núcleo de Empresas Contábeis da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) realizou na manhã de terça-feira, 27 de abril, uma reunião com a participação de vereadores que integram a Comissão Especial de Revisão Legal da Câmara de Brusque, sobre o processo de desburocratização para a abertura e manutenção das empresas. O encontro contou com a participação de integrantes do Núcleo, da presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, do vice-presidente da entidade, Marlon Sassi, e dos vereadores André Vechi, presidente da Comissão, e Cassiano (Cacá) Tavares.

A reunião ocorreu de forma híbrida, contando com a presença de nove pessoas presencialmente e demais que acompanharam on-line. Todos os cuidados e protocolos de prevenção contra a Covid-19 foram adotados na oportunidade.

Durante o encontro foram apresentadas as principais necessidades e dificuldades que as empresas contábeis diariamente enfrentam em relação a fluxo de processos, abertura, vistorias, liberações, renovações de alvarás, utilização de sistemas, legislações ultrapassadas, entre outros, em prol das empresas que abrem ou as que estão em funcionamento no município. Além disso, foram citados exemplos de sistemas mais ágeis, adotados em cidades como Guabiruba e Balneário Camboriú, que podem servir de inspiração para a desburocratização brusquense.

Problemas contínuos

O coordenador do Núcleo, Thiago Fischer ressaltou que a reunião é mais um passo realizado pelo Núcleo, que desde sua criação busca atender as necessidades burocráticas das empresas contábeis, sempre em diálogo com o poder público e demais entidades, na busca conjunta de soluções eficazes, em processos e sistemas. “Acreditamos que esta Comissão irá resolver questões que nunca foram resolvidas, algumas há mais de dez anos. Esperamos que eles realmente possam trazer soluções e fazer com que Brusque tenha uma agilidade muito maior na abertura das empresas. Como a Comissão tem um período para atuar, e como todos os lados envolvidos serão ouvidos, esperamos que haja uma visão integrada do processo em busca da diminuição da burocracia em nossa cidade”, declarou.

A presidente da ACIBr, que acompanhou de modo on-line a reunião, ressaltou que esta é mais uma importante iniciativa, de aproximação com os empresários, em prol da funcionalidade da abertura e manutenção dos negócios da cidade. “Vimos que este é o resultado de um amadurecimento de todos os setores, públicos e privados, e que reflete em toda a nossa sociedade, com a desburocratização. Foram ponderados muitos aspectos aqui e temos certeza que todas essas sugestões serão acatadas. Parabéns pela iniciativa da Comissão da Câmara, na busca da solução desta questão, e também ao Núcleo por apresentar as demandas neste encontro, pois nada melhor do ouvir quem convive com esse processo no dia a dia para levantar as demandas e buscar soluções em prol da facilitação de todo esse processo”, pontuou Rita.

Resolução

O presidente da Comissão e vereador, André Vechi destaca que o objetivo final da Comissão é a diminuição da burocracia e nada melhor do que ouvir quem usufrui desse serviço, na busca de soluções. “Vamos buscar ouvir também quem está do outro lado, que são os servidores públicos, para vermos quais são as sugestões de melhorias, o que podemos alterar na legislação, ou sugerir ao Executivo, no que lhe compete, para ser aprimorado. Queremos primeiro recuperar um atraso que há nesse processo, e quem sabe nos igualarmos a municípios vizinhos que hoje são referência. Quem sabe no futuro possamos ser bons exemplos também de simplificação e agilidade na abertura das empresas, pois é preciso facilitar a vida do empreendedor, que é quem gera emprego e renda na nossa cidade”, declarou.

Segundo Vechi as expectativas são de que a partir de agora a Comissão possa avançar em três frentes principais: na capacitação dos profissionais que atuam dentro do setor público; na melhoria do fluxo, que envolve a própria legislação, na simplificação de etapas, sistemas, entre outros; e na questão da estrutura, com a proposta de renovação de equipamentos e sistemas. “A ideia é ouvir quem mais é impactado por todo esse processo para buscarmos soluções em conjunto em prol do município”, completou.

Saiba mais

O trabalho da Comissão da Câmara terá sete etapas, e incluem desde o levantamento de problemas e dificuldades encontradas, a construção de soluções, a análise de alternativas, até a elaboração de um Relatório Final da Comissão Especial.

Imagem Imagem Imagem