Núcleo de Empresários de Botuverá realiza sabatina com candidatos à prefeito do município Núcleo de Empresários de Botuverá realiza sabatina com candidatos à prefeito do município

Questionamentos envolveram o fomento econômico, saúde, infraestrutura e educação

O Núcleo de Empresários de Botuverá da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) realizou na noite desta quinta-feira, 26 de setembro, a sabatina com os candidatos à prefeito do município: José Luiz (Nene) Colombi (MDB) e Victor José Wietcowsky (PP). O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores de Botuverá e contou com a presença do presidente da entidade, Marlon Sassi, do prefeito Alcir Merízio, de demais autoridades públicas, nucleados e membros da comunidade.

“A proposta do Núcleo de Empresários de Botuverá é promover uma aproximação cada vez maior entre o poder público e privado, pois consideramos este diálogo essencial para o desenvolvimento da cidade. Então chegou a hora de conversar com os candidatos e compreender melhor as propostas de governo. O tempo não nos permite aprofundar em todas as questões, mas é um momento razoável para estreitar laços e nos colocar à disposição para o trabalho em conjunto”, afirma o coordenador do Núcleo, Edson Rubem Muller.

Em uma hora de sabatina, os candidatos responderam questões consideradas prioritárias para a classe empresarial. Os dois convidados discorreram sobre planos para atrair novos investimentos e fomentar a economia local; a abertura de uma unidade de saúde 24 horas; aumento de vagas em creches; desburocratização de loteamentos e a construção de moradias.

“Nos preocupa o número de vagas em creches, porque permite às mães o acesso ao mercado de trabalho. Nossa cidade é promissora e falta mão de obra para atender à necessidade das empresas. Outro item que depende de agilidade é a desburocratização para criar loteamentos. Muitas pessoas querem construir, mas não encontram áreas regulamentadas. Desta forma, o município tem um grande déficit de moradia”, destaca o coordenador.

Segundo Edson, a expectativa é que o futuro prefeito de Botuverá também se comprometa com dois grandes pleitos do Núcleo de Empresários. O primeiro é a subestação da Celesc que, neste momento, aguarda as últimas licenças ambientais para licitar o projeto. E, o segundo, é a barragem de Botuverá que, no contexto nacional, já superou diversos encaminhamentos e pode, em breve, passar pela primeira licitação.

“Entendemos o Núcleo como o braço direito da prefeitura e esperamos um futuro de trabalho em harmonia, porque partilhamos dos mesmos interesses em prol da nossa cidade”, enaltece o coordenador.

Presente na sabatina, o presidente da ACIBr, Marlon Sassi, parabenizou o Núcleo pela organização do encontro. “Esse é o papel do empresário: dialogar com quem o representa e pode fomentar o desenvolvimento da indústria, comércio e serviços. Fiz questão de estar presente e valorizar esse momento”, relata.

Marlon cita a previsão de crescimento acentuado de Botuverá nos próximos anos, sobretudo pela possibilidade de instalação da barragem, que deve movimentar o setor turístico da região. “Não devemos nos colocar à frente, exigindo o que deve ser feito. E nem atrás, recriminando os projetos. Devemos caminhar juntos, elencando as prioridades e decidindo o que será feito nos próximos anos”, enfatiza.

Candidatos sabatinados

Por ordem alfabética, a sabatina iniciou com o candidato Nene Colombi e o seu vice, Alesc Venzon. Depois de responder quatro perguntas definidas pelo Núcleo, o convidado fez uso da palavra livre, para considerações finais.

“Sempre tive um bom entendimento com a ACIBr e com o Núcleo de Empresários de Botuverá. Eles participaram diretamente do crescimento do município em meus dois mandatos. Juntos, buscamos parcerias no Governo Federal e Estadual, trazendo à cidade vários investimentos”, comenta.

Para o candidato, Botuverá está no caminho certo graças à parceria público-privada. “Temos desafios na questão da habitação. Em 2014 expandimos o perímetro urbano pensando em trazer investimentos, educação, saúde, vagas em creche e, principalmente, moradia para quem vem de fora, procurando emprego e renda”, observa.

Outra bandeira defendida por Nene é uma rota alternativa, que desvie o trânsito pesado da rua central do município. Segundo ele, quase 300 carretas passam pelo local todos os dias. “Temos que investir em mobilidade, porque vai aumentar o movimento da rodovia, do comércio e do turismo”, salienta.

Em um segundo momento, o candidato Victor José Wietcowsky e seu vice, Kaioran Paloschi Paulini, tiveram a oportunidade de responder aos mesmos questionamentos e, por fim, fazer uso da palavra livre.

“As nossas principais propostas são voltadas, principalmente, para a saúde, economia, infraestrutura e turismo, que vão alavancar o crescimento da cidade. Sabemos que, em Botuverá, muitas conquistas dos últimos anos vieram pela parceria do Núcleo de Empresários com o poder público”, ressalta Victor.

De acordo com o candidato, caso eleito, a atuação em conjunto com a classe empresarial prevalecerá. “Espero continuar essa parceria e contar com o apoio dos empresários. Da mesma forma, já me coloco à disposição para auxiliar no que for necessário”,

Na área da saúde, Victor elencou a necessidade de um pronto-atendimento, que servirá à demanda espontânea de urgência e emergência, sem comprometer a atuação das Unidades Básicas de Saúde. A regularização fundiária e a revisão do Plano Diretor também foram citadas. “O poder público precisa estar um passo à frente para atender a demanda da iniciativa privada”.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem