Núcleo de Escolas de Idiomas da ACIBr promove 12º Encontro Professores de Língua Inglesa

Núcleo de Escolas de Idiomas da ACIBr promove 12º Encontro Professores de Língua Inglesa

Núcleo de Escolas de Idiomas da ACIBr promove 12º Encontro Professores de Língua Inglesa Núcleo de Escolas de Idiomas da ACIBr promove 12º Encontro Professores de Língua Inglesa

Evento reuniu profissionais de Brusque e região, da rede particular e pública de ensino

 

Com o objetivo de reciclar conceitos, trazer novas ideias, sugestões, e oportunizar um momento de aprendizado e troca de experiências, o Núcleo de Escolas de Idiomas da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) realizou na última sexta-feira, 24 de setembro, o 12º Encontro de Professores de Língua Inglesa.

O evento, realizado em uma das salas do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), contou com a participação de cerca de 40 profissionais, tanto professores das escolas municipais, estaduais, particulares, como também das escolas nucleadas. Durante o encontro foram abordados temas relacionados à pronúncia, bem como práticas baseadas em evidências científicas para o desenvolvimento da aprendizagem, no fortalecimento da relação entre professor e estudantes.

A capacitação foi ministrada pela Doutora Cyntia Bailer, professora no Departamento de Letras da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da instituição.

“Trazemos sempre ótimos palestrantes todos os anos para esse evento e trabalhamos temas que envolvem as dificuldades dos professores. Assim, estamos sempre buscando outras alternativas para que esses profissionais consigam tornar o ensino da língua inglesa, e dos idiomas de modo geral, uma forma mais atrativa, onde os alunos gostem de aprender. E o evento envolve professores de língua inglesa de diferentes áreas da educação, para que possamos unir esforços e trazer novas tecnologias, novas atividades e novas formas de aprendizado. Sem dúvida é uma grande alegria retomar novamente o evento presencial, e encontrar os professores novamente”, destacou a coordenadora do Núcleo, Rosemeri Seubert.

 

Temáticas

Durante a primeira etapa do evento a capacitação abordou as principais dificuldades que os estudantes brasileiros de língua inglesa têm em relação à pronúncia, bem como de que forma os professores podem melhorar a sua própria pronúncia, para com seus estudantes, sempre com foco na comunicação. “Nós queremos empoderar os nossos estudantes para falarem inglês bem e conquistarem o mundo. Então é muito importante essa iniciativa do Núcleo de Escolas de Idiomas da ACIBr, justamente para qualificar esses professores, torná-los mais capazes de trabalhar isso com os seus estudantes”, comentou a especialista.

Na segunda etapa da capacitação foi apresentada uma palestra sobre evidências científicas, advindas da neurociência, para qualificar as práticas de sala de aula dos professores. “Os dois assuntos abordados são para qualificar essa atuação dos professores, torná-los cada vez mais aptos, mais reflexivos, para estarem sempre melhorando. Esses profissionais são os responsáveis por tornar toda a população da cidade e da região cada vez mais apta para viajar, para receber estrangeiros, para fazer negócios, dentro de todos os objetivos que os nossos estudantes têm quando procuram um curso de língua”, considerou.

Esta foi a terceira vez que a especialista participou de uma das edições do Encontro promovido pelo Núcleo, que em 2020 não foi realizado por conta da pandemia. “Seguimos todos os protocolos e, de forma presencial, conseguimos ter esse engajamento pessoal dos participantes, o que é muito importante, pois demonstra que os professores não estão sozinhos. Eles têm uma rede, têm formação, têm qualificação, incentivo, então isso é muito importante. Além do que também discutimos a respeito do empoderamento que a língua estrangeira ou a nossa própria língua-mãe nos proporciona. Ou seja, como professores conseguimos fazer com que os alunos possam sentir que eles têm capacidade, que podem seguir os seus sonhos, não importa onde estejam: a língua vai ajudá-las a alcançar os seus objetivos”, complementou Cyntia.

 

Avaliação

Entre os professores presentes no encontro, estava Aladia Paz, que leciona na rede estadual de ensino na cidade de São João Batista. Participante há oito anos do evento promovido pelo Núcleo da ACIBr, ela ressaltou a importância da troca de experiências e conhecimento oportunizados aos profissionais. “Penso que quem trabalha com línguas, seja estrangeira ou mesmo a língua portuguesa, precisa trocar ideias, compartilhar dificuldades e conhecimento, hoje, mais do que nunca. E em plena pandemia percebemos o quanto o estar junto é importante, pois temos todos o mesmo objetivo, tanto as escolas de idiomas como na rede pública. Durante a minha formação sempre busquei estar antenada no que acontece no mundo, e mesmo muitas vezes tendo poucos recursos ou não tendo muito incentivo, precisamos ir atrás, pois a formação às vezes depende só de você, profissional. E aqui vimos que de modo geral, que o objetivo maior entre os profissionais, independentemente de onde se leciona, é fazer com que esse jovem, esse aluno, possa ter autonomia em qualquer que seja o campo, aprendendo uma língua e se formando enquanto ser humano para a sociedade”, completou.

Da mesma forma, o professor da rede municipal de ensino de Guabiruba, Joseano Ávila, avaliou de forma positiva o encontro, onde participou pela primeira vez. “Essa interação é bem importante porque são campos diferentes de estudo e de ensino da língua. Além disso, vimos sobre a importância da fonética no aprendizado de outra língua, algo que nem sempre é dado tanta ênfase no ensino público, que é mais focado na escrita e na interpretação de textos, por conta do vestibular. Achei bem instrutivo esse treinamento, para trocar experiência com os outros profissionais, das outras escolas aqui de Brusque e região, e também com quem estuda a língua, como o caso da professora doutora Cyntia, com foco em pesquisas, e que nos trouxe informações atualizadas, de forma colaborativa. Sem dúvida quero participar dos próximos encontros”, pontuou.

 

 

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

  • Compartilhar:

O que você procura em nosso site?

Whatsapp