Núcleo de Fabricantes de Toalhas fica em segundo lugar no Prêmio Empreender 2021 Núcleo de Fabricantes de Toalhas fica em segundo lugar no Prêmio Empreender 2021

No aniversário de Brusque, NFTEX apresentou o “Vale das Toalhas” em evento nacional

O Núcleo de Fabricantes de Toalhas (NFTEX), vinculado à Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), alcançou o segundo lugar no Prêmio Empreender 2021, através do projeto “Inovar e Empreender com Toalhas”, tendo como proponente a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). O reconhecimento veio em uma data significativa, nesta quarta-feira, 4 de agosto, quando Brusque completou 161 anos de emancipação político-administrativa.

“Foi um momento gratificante, que fez jus ao esforços que conduziram este processo. Sabemos da responsabilidade do setor têxtil e os 161 anos de Brusque, comemorados hoje, comprovam isso. Temos responsabilidade com o município, em manter nossa indústria têxtil e conduzi-la para que chegue ao futuro com condição de gerar emprego e segurança para as novas gerações”, comemora o coordenador do NFTEX, Taciano Pettermann.

A presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, acompanhou a transmissão de forma presencial e reforçou esta conquista. “É o reconhecimento de um trabalho fantástico, que certamente ficará marcado na história da nossa Associação e de Santa Catarina. Em dois anos de profundas adversidades, acompanhamos o projeto de um Núcleo que soube se reinventar através da inovação. Eles foram para o exterior, em busca dos mais modernos maquinários para o setor têxtil. Buscaram também bons fornecedores nacionais de seus insumos. Construíram novas relações, geraram negócios, investiram em suas fábricas, cresceram e evoluíram, através da marca “Vale das Toalhas””, enfatiza.

Este ano, por conta da pandemia da Covid-19, a solenidade da quarta edição do Prêmio Empreender aconteceu de forma virtual, transmitida de Brasília e tendo a presença do presidente da CACB, George Pinheiro, e do Diretor-Presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O prêmio

O Prêmio Empreender 2021 reconhece e celebra as melhores práticas do programa Empreender Competitivo (edição 2017-2021), realizado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). Nesta edição, 36 projetos foram inscritos e, além do NFTEX, foram finalistas a Federação das Associações Comerciais e o Conselho Nacional da Empresária, de São Paulo, este último como primeiro colocado.

Com a vitória, a Facisc e a ACIBr receberão um troféu de reconhecimento. A consultora do Núcleo de Fabricantes de Toalhas, Rose Debatin Civinski, ganhou um smartphone e, o NFTEX, o subsídio de R$ 10 mil para ser convertido em ações que desenvolvam o setor.

“Agora o nosso propósito é pela continuidade do projeto, que contribui com o desenvolvimento da indústria têxtil em Santa Catarina e, especialmente, com as empresas instaladas em Brusque, Guabiruba e Botuverá. Tenho certeza de que a união de esforços nos permitirá colher frutos de prosperidade, trazendo o desenvolvimento regional”, salienta o coordenador de Eventos do NFTEX, Edson Rubem Muller.

“Inovar e empreender com toalhas”

Maior projeto em termos de valores aprovado pelo Empreender Competitivo nesta última edição, o “Inovar e empreender com toalhas” foi concluído com R$ 464.087,00, sendo 55% subsidiado pelo Sebrae. Planejado em 2017, a execução foi marcada por missões internacionais e viagens de prospecção pelo Brasil, que culminou no lançamento da marca coletiva “Vale das Toalhas”, em maio deste ano. A caminhada do NFTEX seguiu fiel ao seu propósito descrito no projeto inicial, vislumbrando o fortalecimento do setor através da criação de uma identidade regional, que pudesse ser reconhecida nacionalmente.

Entre junho de 2018 e agosto de 2019 aconteceu o processo de criação e registro da marca “Vale das Toalhas”. Neste período também foram traçados critérios técnicos para a obtenção do selo, sobretudo relacionados à qualidade e responsabilidade de produção, trazendo modernização de processos e a replicação de boas práticas empresariais, sociais e ambientais.

Os gestores passaram por um treinamento de educação executiva com foco em liderança, entre novembro de 2018 e abril de 2019. A formação foi dividida em cinco módulos, com conteúdo teórico apresentado em sala de aula e atividades práticas nas empresas.

Em junho de 2019, o NFTEX participou da maior feira de maquinários têxteis do mundo, a ITMA, em Barcelona, na Espanha. A partir do conhecimento da modernização do mercado, foi possível elencar novos fornecedores e adquirir equipamentos de ponta que impulsionaram a produção local. Ao todo, foram investidos R$ 49 milhões nestas aquisições.

Ainda em 2018, o NFTEX conseguiu mapear a cadeia de valores do setor, a partir de uma consultoria empresarial, e realizou uma missão técnica nacional, visitando produtores e fornecedores nas regiões centro-oeste e nordeste.

Por conta da pandemia da Covid-19, o lançamento da marca coletiva precisou ser adiado para 2021, mas fez jus a todo o conhecimento e investimento que o antecedeu. A classificação do Prêmio Empreender chegou para reforçar este processo, pela oportunidade de falar nacionalmente sobre o “Vale das Toalhas”.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem