Núcleo de Gastronomia da ACIBr realiza workshop sobre uso de ferramentas e mídias digitais Núcleo de Gastronomia da ACIBr realiza workshop sobre uso de ferramentas e mídias digitais

Participantes aprenderam sobre como utilizar fotos, vídeos e aplicativos para a melhor divulgação de produtos.

Como a iluminação adequada influencia na apresentação de um prato nas redes sociais, qual o melhor ângulo para registrar a foto, pelo celular, do que será servido ao cliente, de que forma é possível divulgar um produto para que ele fique esteticamente melhor apresentável, como cativar o público mostrando os alimentos e o processo produtivo do mesmo, no dia a dia dos estabelecimentos. Esses foram alguns dos assuntos abordados durante o workshop do Núcleo de Gastronomia (Garni) da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) realizado nos dias 9 e 16 de novembro.

A capacitação foi promovida pela agência de marketing digital e audiovisual Exp.Mark, que proporcionou aos integrantes do Núcleo mais conhecimento sobre as ferramentas digitais e aplicativos, disponíveis nos smartphones, para que os próprios estabelecimentos possam utilizar no dia a dia, na divulgação de seus produtos.

“Hoje a agência produz conteúdos profissionais, mas é possível fazer muita coisa com o celular e os aplicativos. Ensinamos para eles sobre os ângulos, importância da luz, atualizamos sobre as principais redes sociais da atualidade, como eles podem fazer uma pesquisa, pré-produção e até mesmo a postagem, então foi uma consultoria completa já que os participantes aprenderam na prática”, explica a CEO da Agência ExpMark, Izabel Reis. Além dela, o workshop foi ministrado também pelo COO da agência, Luis Fernando P. Reis.

A ExpMark já havia feito outras parcerias com o Núcleo ao longo de 2021, entre elas a edição do Temperô – Festival Gastronômico de Brusque.

Postagem real

A atual coordenadora do Núcleo, Sara Sassi, acredita que a proposta do workshop conseguiu ser assertiva ao aliar o segmento à ideia das fotos e, principalmente, registrando de forma mais fiel possível os alimentos. “A proposta é mostrar os produtos de forma real, sem que as imagens apresentadas sejam muito tratadas, por exemplo, onde o cliente irá acompanhar pelas redes sociais o que está sendo feito na hora. Temos uma variedade de estabelecimentos que integram o núcleo e é bacana que conseguimos capacitar muitas pessoas, de diversas empresas. E todos ganham com isso”, explica.

Próximo coordenador do Garni, André Gomes também participou do workshop e destacou como o mesmo foi importante para ampliar o conhecimento das empresas nucleadas. “Hoje, todo mundo tem um celular na mão. E muitas vezes, para o dono de um estabelecimento que está começando, por exemplo, é difícil investir em uma agência. E com esse workshop foi possível os integrantes do Garni terem uma base, até mesmo para entender como uma agência trabalha, para que se possa valorizar esse trabalho posteriormente”, afirma.

Além disso, Gomes também destacou a importância do Núcleo no apoio aos estabelecimentos. “Estamos saindo de uma pandemia e hoje, buscar o cliente para os nossos negócios nem sempre é tarefa fácil, mas trabalhamos constantemente nesse aspecto. Atualmente muitos espaços abriram em Brusque e acredito que quem estiver mais capacitado é que irá se destacar neste cenário atual”, constata. Nesse sentido, segundo ele, a proposta do Núcleo é ir ao encontro das necessidades dos nucleados, oferecendo suporte para que eles possam se manter no mercado. “Há cerca de sete anos atuamos assim, buscando novos nucleados e ações, para que eles vejam que não somos concorrentes, mas sim parceiros, e que conseguimos nos desenvolver muito mais com o associativismo”, completa.

Participaram do workshop os nucleados: Sassipan, Restaurante do Nido, Batata Bistrô, Verruckt, Fresh – Deli Juice Café, Monthez Hotel e Eventos, Cervejaria Zehn Bier, e Carolitas e Nutri Tice.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem