Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr celebra 11 anos de fundação

Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr celebra 11 anos de fundação Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr celebra 11 anos de fundação

Criado com o objetivo de levar a sustentabilidade cada vez mais para o dia a dia das empresas, proporcionar discussões, capacitações técnicas e atividades em prol das causas ambientais, bem como promover o aumento de conscientização e preservação ambiental dentro e fora das empresas, na manhã de terça-feira, 31 de agosto, o Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) celebrou os seus 11 anos de fundação.

O evento, realizado no Hotel Monthez, contou com a presença de integrantes do Núcleo, ex-coordenadores e parceiros, que comemoraram a data e também ressaltaram a importância do trabalho desenvolvido pelo grupo.

Conscientização social

Na oportunidade a coordenadora do Núcleo, Janara Benvenutti Gamba destacou a trajetória do mesmo, que há mais de uma década atua em prol das empresas e também em ações voltadas à área ambiental do município e região. “Foram muitas as pessoas e organizações que contribuíram e se dedicaram para essa caminhada, visando sempre a sustentabilidade e a evolução das empresas junto ao tema. E hoje é o dia em que comemoramos também todos esses projetos alcançados no município, em especial os desenvolvidos em parceria com a Fundema e o Samae. E sabemos que, através do trabalho desenvolvido pelo Núcleo, os colaboradores das empresas e a comunidade também passaram a entender melhor o papel de cada um como agente de mudança, promovendo um mundo mais limpo para si e para as próximas gerações também”, ressaltou.

Também presente no evento, a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti enalteceu o papel do Núcleo e a abrangência na região, já que o mesmo conta com empresas de diversos segmentos econômicos. “O Núcleo é muito atuante, em diversas empresas, de vários segmentos, além de terem projetos que são cases de sucesso, como o ‘Dia D Ecoponto’. A ACIBr parabeniza o grupo pelo trabalho e deseja que para os próximos anos venham muitos projetos e ações, para continuar pensando nas empresas e na nossa cidade de forma sustentável”, completou.

Parcerias

O evento contou com a presença de representantes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque e da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), ambos parceiros do Núcleo em diversas ações. “Essa parceria com o Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr tem sido muito importante para a Fundema, pois temos percebido que é possível educarmos as empresas, em relação às exigências da Legislação Ambiental. E com o Núcleo conseguimos esse diálogo mais próximo com os empreendimentos, fazendo com que o empresário entenda a função e a obrigação do órgão fiscalizador, para que possamos ter um meio ambiente sustentável e uma economia saudável. Temos novos projetos que estamos desenvolvendo em parceria com o Núcleo e esperamos que essa parceria cresça e se fortaleça cada vez mais”, detalhou a superintendente da Fundema, Ana Helena Boos.

Homenagens

Além disso, os ex-coordenadores do Núcleo também foram homenageados na oportunidade pela sua contribuição nas atividades do grupo ao longo dos anos.

Entre os presentes estava Valter Floriani, atual vice-coordenador, e que acompanha há 11 anos a trajetória do Núcleo. “Foi um grande desafio no decorrer desses anos aproximar o poder público e os empresários. Hoje, ambos estão caminhando juntos, em busca das mesmas pautas e isso faz com que as decisões possam ser tomadas em conjunto. Foi um trabalho que prosperou, onde o poder público hoje demonstra também ter um olhar voltado para a parte educativa, na busca da orientação aos empresários em um primeiro momento, para as adequações necessárias, antes das penalidades da lei. E ter a parceria com o poder público facilita muito o desenvolvimento dos trabalhos em prol das demandas da sociedade”, considerou.

Por fim foi apresentada a nova composição da coordenação do grupo para o biênio 2021/2023, que terá novamente Janara Benvenutti Gamba como coordenadora; Gabriela Lamim como vice-coordenadora; Orival José Lopes como secretário; e Valter Floriani no financeiro.

Ex-coordenadores do Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr:

-Valter Floriani

-Genésio Censi

-Cleyton Grespky

-Luis Gustavo de Freitas

-Janara Benvenutti Gamba (atual)

Nova coordenação do Núcleo para o biênio 2021/2023:

-Coordenadora: Janara Benvenutti Gamba

-Vice: Gabriela Lamim