Núcleo de Gestão Ambiental realiza mais uma edição do Dia D Ecoponto

Núcleo de Gestão Ambiental realiza mais uma edição do Dia D Ecoponto Núcleo de Gestão Ambiental realiza mais uma edição do Dia D Ecoponto

Projeto será realizado na sexta-feira, 28 de maio, no pátio do Sesc

A primeira edição do Dia D Ecoponto, promovida pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) será realizada na próxima sexta-feira, 28 de maio, das 9h às 11h e das 14h às 17h, no pátio do Sesc. Na oportunidade, serão recebidos gratuitamente equipamentos eletrônicos, pilhas, baterias e pneus. Apenas o descarte de lâmpadas tem o custo de R$ 1 por unidade.

Por conta da pandemia da Covid-19, o Dia D Ecoponto acontecerá no formato de drive-thru, respeitando todas as normas de saúde e segurança. Desta forma, é solicitado que a comunidade deposite os resíduos no porta-malas, sem a necessidade de desligar ou sair do carro. “Ao entrar no Sesc já estará sinalizado o local de estacionamento. Nossa equipe, formada por membros do Núcleo de Gestão Ambiental, da Fundema e do Sesc, devidamente paramentada com equipamentos de segurança, fará a retirada dos resíduos e a liberação do porta-malas, sem contato com nenhuma pessoa”, detalha a coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental, Janara Benvenutti Gamba.

Descarte

A Fundação do Meio Ambiente (Fundema) é parceira do projeto e supervisiona o recebimento e a destinação dos resíduos. “É uma questão de saúde pública e o nosso objetivo é proporcionar mais qualidade ambiental aos moradores de Brusque e região”, conta Janara.

A empresa Cidade Limpa, associada ao Núcleo, está licenciada para o armazenamento temporário dos resíduos coletados. De lá, o lixo eletrônico segue para Florianópolis, as lâmpadas para Balneário Camboriú e as pilhas e baterias para São Paulo, através de uma parceria com as empresas Irmãos Fischer e Renaux View. Apenas os pneus são reaproveitados em Brusque, na Cesari Pneus.

“Através de parcerias conseguimos oferecer este serviço de forma gratuita à população. Apenas as lâmpadas tem o custo que nos é repassado”, observa a coordenadora.

Além do Dia D, existem dois pontos permanentes de coleta de lixo eletrônico da cidade, disponíveis no Shopping Gracher e na Unimed. No entanto, a grande concentração de descarte de resíduos é registrada durante o evento. No ano passado, foram entregues 524 lâmpadas, 574 quilos de lixo eletrônico, 122 unidades de pilhas e baterias e um pneu.

“São resíduos altamente poluentes, que não podem ser descartados junto ao lixo comum. Por isso nós estamos aqui, dispostos a receber este material e dar a destinação final correta. A nossa expectativa é que o volume coletado seja expressivo, o que demonstra uma comunidade sensibilizada e consciente”, enfatiza Janara.

Imagem Imagem