Núcleo de Panificadoras e Confeitarias encerra ciclo de workshops

Núcleo de Panificadoras e Confeitarias encerra ciclo de workshops Núcleo de Panificadoras e Confeitarias encerra ciclo de workshops

Formações abordaram temas como atendimento ao cliente e liderança

O Núcleo de Panificadoras e Confeitarias, da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), realizou na noite de quarta-feira, 30 de novembro, o último encontro de uma série de workshops, direcionados aos proprietários e colaboradores de estabelecimentos nucleados. Ao longo do ano, as formações foram realizadas na própria sede da entidade e o saldo foi positivo, com mais conhecimento disponibilizado ao setor.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias, Emily Dognini, o objetivo do projeto era melhorar o atendimento ao cliente, bem como a organização e liderança no ambiente de trabalho. Ao todo, foram cinco aulas realizadas, sendo quatro destinadas aos colaboradores e, esta última, aos administradores ou proprietários. “São orientações importantes mas que, às vezes, não repassamos aos funcionários. Da mesma forma, aprendemos como ser mais eficazes na gestão de nossos negócios”, afirma Emily.

Para o nucleado e proprietário da Panificadora Zen, Fernando Zen, o workshop foi muito produtivo e de grande relevância para os participantes. “Aprendemos que um planejamento bem feito é de extrema importância para a nossa administração. O consultor e palestrante sabe das nossas necessidades e, em cima dessas questões, pôde realizar um trabalho mais focado em nos ajudar”, comenta.

Atendimento e liderança

A avaliação feita pelo palestrante e consultor de Gestão Empresarial e Atendimento, Diego Martins, também foi positiva. “Esses encontros foram divididos em duas partes. Na primeira, focamos nos colaboradores e trabalhamos o atendimento ao cliente. Na segunda, conversamos com os proprietários, gerentes ou gestores das padarias, abordando questões relacionadas à liderança”, conta Martins.

Segundo o consultor, os temas propostos para o conhecimento são comuns, mas precisar ser constantemente reforçados nas empresas. “Falar sobre atendimento se tornou algo essencial em todos os estabelecimentos, principalmente quando o assunto é gastronomia. O consumidor não está buscando apenas o alimento, ele quer uma experiência completa. Percebemos, ao longo do curso, que várias questões foram aprimoradas e que os colaboradores conseguiram identificar as lições em práticas do dia-a-dia”, explica.

Para Martins, a questão do atendimento ao cliente está atrelada à liderança. “A continuidade do trabalho de atendimento passa pelo olhar do proprietário. Tudo que abordamos partirá do processo do administrador e do quanto ele irá envolver, engajar e liderar seus colaboradores para colocar tudo em prática. Convergimos os dois conteúdos como uma forma de melhorar, consideravelmente, o objetivo final, que é o processo de experiência dos consumidores dentro desses estabelecimentos”, argumenta.

Imagem Imagem