Núcleo de Veterinários recebe Vigilância Sanitária

Núcleo de Veterinários recebe Vigilância Sanitária

Núcleo de Veterinários recebe Vigilância Sanitária Núcleo de Veterinários recebe Vigilância Sanitária

Novo encontro será agendado para instruções sobre o preenchimento do PGRSS

O agente administrativo da Vigilância Sanitária de Brusque, Rafael Vanelli, participou da reunião do Núcleo de Veterinários da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), na noite desta quarta-feira, 19 de outubro. O objetivo do encontro era orientar os empresários sobre o preenchimento de documentações que são obrigatórias para a renovação do Alvará Sanitário.
“Foi uma visita esclarecedora. Existem mudanças de normas que acontecem e, muitas vezes, somos pegos de surpresa, já que a informação nem sempre chega de forma fácil. Tratam-se de exigências básicas, que contribuem para o bom funcionamento das clínicas veterinárias. Foi positivo estreitar este laço com a Vigilância, que se colocou à disposição para nos auxiliar, de forma legal, em alguns entraves do setor”, explica o coordenador do Núcleo, José Antônio Gesser Junior.

Orientações
Entre as principais dúvidas, foi citado o preenchimento do Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS), que ocorre em plataforma estadual e congrega todas as áreas da saúde. “Vamos agendar uma nova reunião para repassar informações sobre esse processo, além de trazer mais conhecimento sobre o descarte do lixo contaminado e listar as documentações necessárias para a renovação do alvará”, afirma o agente administrativo da Vigilância Sanitária de Brusque, Rafael Vanelli.
Alguns empresários destacaram a demora na emissão do alvará mas, conforme explicou Rafael, o trâmite neste momento está estabilizado. “Até ano passado a Vigilância Sanitária tinha apenas um agente administrativo e um processo poderia levar cerca de quatro meses para a análise. Mas nossa equipe aumentou, somos quatro profissionais e essa emissão hoje demora, em média, entre cinco e 10 dias”, reforça. Segundo ele, o vencimento dos alvarás também mudou de data: de 31 de dezembro, passou para 28 de fevereiro.
“A nossa orientação é que os empresários, antes de abrir ou alterar seus negócios, compareçam na Vigilância Sanitária, para conversar sobre as atividades que serão exercidas. Algumas estão dispensadas de alvará sanitário, outras têm essa exigência. Um veterinário que compra medicamentos, por exemplo, é obrigado a apresentar este documento ao fornecedor. Por isso estamos abertos para o contato e para esclarecer dúvidas”, pontua o profissional.

 

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

  • Compartilhar:

Posts relacionados

O que você procura em nosso site?

Whatsapp