Núcleo Empresarial de Guabiruba realiza sabatina com candidatos a prefeito e vice Núcleo Empresarial de Guabiruba realiza sabatina com candidatos a prefeito e vice

Como já é tradição, concorrentes responderam os questionamentos realizados pelos empresários associados à ACIBr

O Núcleo Empresarial de Guabiruba, da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), realizou na manhã desta quarta-feira, 11 de setembro, a tradicional sabatina com os candidatos a prefeito e vice do município. O encontro foi realizado na sede da entidade, em Brusque, e contou com a presença de Marquinho Habitzreuter e Orides Kormann, candidatos a prefeito e vice na coligação Podemos e MDB; e de Valmir Zirke e Cledson Kormann, candidatos à reeleição pelo PP e PSD. A candidata a prefeita Renata Ferreira e seu vice, Pastor Jorge, ambos do PL, foram convidados para participar do encontro, mas não compareceram.

Cada candidato teve 1h30 para responder os questionamentos dos integrantes do Núcleo e também da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guabiruba.

Por ordem alfabética, os candidatos Marquinho e Orides foram os primeiros a serem sabatinados pelo grupo, seguidos de Zirke e Cledson. Eles foram questionados sobre a inclusão da educação financeira no Plano Municipal de Educação; as ações para otimizar e automatizar os serviços da prefeitura no atendimento às demandas do cidadão; sobre os critérios para a escolha de secretários e diretores; além de questões sobre a administração do abatedouro, do parque municipal e também sobre saúde hospitalar. Já a CDL questionou os candidatos sobre o transporte coletivo municipal.

A coordenadora do Núcleo Empresarial de Guabiruba, Luana Schumacher Vaz, avalia o encontro como positivo, já que foi possível conhecer as propostas dos dois candidatos que compareceram e também discutir ideias e dúvidas sobre temas importantes para a cidade.

“Foi uma manhã bem enriquecedora. Temos que fomentar a aproximação entre o poder executivo, entidades de classe e sociedade em geral. Em nome do Núcleo, desejo uma ótima campanha aos candidatos e estaremos à disposição dos eleitos na futura administração para continuarmos a troca de ideias e a cobrança que sempre deve acontecer”.

Avaliação dos candidatos

Marquinho Habitzreuter ressalta a importância de manter uma proximidade com a classe empresarial de Guabiruba, por meio do Núcleo e demais entidades.

“Nossas propostas vêm ao encontro daquilo que o Núcleo nos apresenta. Estamos acompanhando as demandas e sabemos o que se passa na cidade. É importante saber que temos essa afinidade e isso nos dá segurança. A conversa é aberta, percebemos que o diálogo vai ser muito bom e, com certeza, para um prefeito, é muito mais fácil administrar uma cidade com apoio de pessoas, grupos e entidades, do que sozinho”.

Para o candidato, os destaques da sabatina foram a discussão de mobilidade e saúde. “Percebemos que o Núcleo e a CDL realmente se preocupam com a questão do transporte coletivo, assim como nós sabemos da necessidade. Destaco também o investimento na saúde, em especial com a construção do hospital municipal que a cidade precisa, de fato, para garantir o acesso à saúde a todos”.

Valmir Zirke também avalia como positiva a iniciativa do Núcleo Empresarial de Guabiruba em realizar um momento para ouvir os postulantes aos cargos de prefeito e vice do município.

“Entendemos que quanto mais pessoas cobrando do poder público, melhor. Muitas coisas que eram discutidas aqui na ACIBr, no Núcleo, já saíram do papel e se tornaram realidade. Queremos manter essa parceria com os empresários da nossa cidade e com toda população, porque trabalhando a várias mãos, erramos menos. O prefeito não faz nada sozinho”, diz.

Para o candidato, o ponto alto do encontro foram as discussões sobre a saúde do município. “Todos os temas foram importantes, mas a saúde é essencial. Sabemos que não é possível fazer um hospital maior do que Azambuja, mas um hospital como já tínhamos na nossa cidade, com internação e pequenos procedimentos é viável e é isso que queremos fazer, para contribuir ainda mais com a saúde dos nossos moradores”.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem