Núcleo Jovem da ACIBr realiza 6ª edição do InspiraBQ

Núcleo Jovem da ACIBr realiza 6ª edição do InspiraBQ Núcleo Jovem da ACIBr realiza 6ª edição do InspiraBQ

Evento contou com networking e palestras com Luis Felipe Tensini e Alcir Otto

A noite de terça-feira, 22 de novembro, foi de muito aprendizado e networking para os participantes do InspiraBq, promovido pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr). Realizado no Zebra Club, em parceria com o Sebrae/SC, o evento reuniu cerca de 60 pessoas e contou com pitch de negócios e palestras com Luis Felipe Tensini, fundador da empresa Joindata; e Alcir Otto, proprietário da rede Otto Atacarejo.

“É sempre um desafio conseguir organizar um evento como este, mas como o nome já diz o InspiraBQ tem o intuito de inspirar as pessoas. Principalmente aquele empreendedor que ainda precisa de um incentivo ou estímulo para dar o primeiro passo, ou ainda quem pensa e deseja empreender, mas nunca conseguiu e está aqui para aprender isso na prática”, comentou o coordenador do Núcleo, Nicholas Krieger

Fortalecendo esse propósito, o Sebrae Brusque participou do evento trazendo a metodologia da rodada de negócios, que além de fomentar o empreendedorismo, gerou networking entre os participantes. “A importância da nossa parceria é ter esse fomento dos empresários que estão começando ou muitos, às vezes, não são de Brusque e procuram no Núcleo esse direcionamento, para conhecer a economia local e outros empreendedores. Então, aqui temos essa aproximação, alavancar negócios. Hoje tivemos um pitch com a intenção de que todos os participantes conheçam as empresas uns dos outros e que daqui possam sair com parcerias e novos negócios”, explica a analista do Sebrae Brusque, Luciane Scheueremann.

Presente no evento, o presidente da ACIBr, Marlon Sassi, destacou a importância de inspirar e fomentar novos negócios, bem como parabenizou o Núcleo Jovem pela iniciativa de promover o empreendedorismo. “O associativismo busca ambientes para o empreendedorismo, e agradeço ao Núcleo Jovem por realizar esse evento, para juntos fazermos com que Brusque se torne um ambiente propício para empreender e inovar. Hoje somos em 800 empresas que precisam de novos desafios e um olhar diferenciado para os negócios e, assim, precisamos de novos empreendedores que tenham esse pensamento inovador”, destaca Sassi.

Proximidade

Com a palestra “Gatilhos e atitudes estratégicas para empreender”, o empresário Luis Felipe Tensini trouxe para os participantes um pouco das ações que o auxiliaram a ter sucesso na jornada de empreendimento. “A ideia foi explicar um pouco da minha trajetória, o que a minha empresa faz e compartilhar o que funcionou para mim, gatilhos e atitudes, que contribuíram para a formação do meu negócio. Particularmente, sempre fui muito curioso, sempre busquei estudar e entender o que estava fazendo, mas também tinha meus bloqueios, assim como insegurança ou sair daquela estabilidade de ser colaborador. E pra que eu pudesse tomar a decisão de abrir o meu negócio segui um roteiro, de coisas que me ajudaram a entender melhor como eu poderia atuar ou até mesmo como a minha mente funciona”, comentou Tensini.

Ele ainda ressalta que o evento proporcionou aos participantes uma proximidade maior com os cases apresentados, e lembra que quando iniciou se inspirava em marcas já consolidadas e que estavam em uma realidade muito distante. “Sempre busquei referências em pessoas e empresas que já estavam no mercado. Às vezes, me baseava em personalidades com contraste muito grande, como por exemplo Bill Gates, que já tem um império. E você acaba sentindo que aquela realidade está tão distante, e se pergunta, será que eu consigo?  Lembro que na época não via ninguém tão próximo de mim ou que havia começado há pouco tempo. Então, acredito que esse momento de hoje é interessante por isso: minha empresa existe há quatro anos, sou relativamente novo perante todo o mercado e acredito que alguém possa se familiarizar e pensar que pode fazer também”, diz.

História inspiradora

Além dele, o empresário Alcir Otto, também compartilhou sua trajetória e o case de sucesso da rede Otto Atacarejo. “Hoje conto um pouco da minha história de vida e tento contar ela de um jeito feliz, vendo as dificuldades como oportunidades e motivos para melhorar e evoluir. E também falo um pouco da minha história com a cidade onde escolhi morar, viver e onde fomos abraçados”, explica.

Otto agradeceu a oportunidade e o convite do Núcleo em compartilhar sua trajetória. “Fico muito feliz por ser convidado, é muito gratificante esse reconhecimento ao nosso trabalho, espero que as pessoas tenham gostado da palestra, e que a minha história, de alguma forma, tenha ajudado e agregado na jornada de empreendimento delas. Toda vez que realizo uma palestra, penso em mostrar algo bom, simples e que os participantes possam se espelhar e que possa fazer bem para vida delas”, finaliza.

O Núcleo

O Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) foi fundado em agosto de 2000 e atualmente conta com 32 nucleados, de diversos setores econômicos. Através de capacitações, networking, visitas técnicas e eventos, o grupo tem objetivo de fomentar o empreendedorismo entre os jovens. Hoje, o Núcleo reúne dois perfis de participantes: os empreendedores e os intraempreendedores, que já atuam ou lideram um segmento e querem empreender ou inovar dentro da própria empresa.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem