Núcleo de Empresas Contábeis de Brusque

O Núcleo

Núcleo de Empresas Contábeis

“Desde 2007 Núcleo atua em prol dos profissionais e demandas do setor contábil”

Com 15 anos de atuação, o Núcleo de Empresas Contábeis da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) busca promover o aprimoramento da classe empresarial do setor, em especial à atividade gerencial, através da valorização e aperfeiçoamento profissional, técnico, participativo e ético. Atualmente o grupo reúne mais de 30 empresas associadas.

De acordo com o coordenador, Thiago Fischer, desde sua fundação, o grupo teve como foco a resolução de questões burocráticas, em especial demandas relacionadas a órgãos públicos. Com forte atuação no município, ao longo dos anos o Núcleo conquistou importantes avanços para desburocratização de diversos serviços. “Conseguimos ações bem positivas para a cidade, por exemplo, junto à Prefeitura. Sempre cobramos uma maior agilidade em processos, como abertura de empresas, e em questões relacionadas a órgãos contábeis, o que contribui muito para o desenvolvimento do município. Ainda existem algumas questões para serem resolvidas, mas já evoluímos muito, comparado há alguns anos”, ressalta Fischer.

Com a atuação constante, hoje o Núcleo busca ir além, com novas perspectivas de atuação. “Estamos com uma nova visão, focados no desenvolvimento gerencial e competitivo do setor, bem como em ganhos de produtividade com tecnologia para os nossos nucleados”, explica.

Ações e Eventos

O principal evento promovido pelo Núcleo é um café, geralmente promovido a cada dois anos, que reúne representantes de entidades locais e do Estado, onde promova a troca de ideias entre os profissionais e representantes do setor contábil. “Esse evento aproxima muito, tanto as entidades como os profissionais, e proporciona uma troca muito grande. As novas ideias, planejamentos, ações e caminhos a serem trilhados surgem ali”, frisa o coordenador.

Em 2022, foi realizado um jantar em comemoração aos 15 anos de fundação do Núcleo, com a participação de associados, lideranças empresariais, e demais convidados.

Planos para 2023

Para 2023 o grupo pretende dar continuidade a projetos que precisaram ser interrompidos devido a pandemia de Covid-19, impactados desde 2020. “O Núcleo ganhou novos integrantes em 2022, então temos novas ideias. Queremos colocar em prática alguns projetos que foram aprovados há algum tempo, mas que infelizmente precisamos adiar a execução por conta da pandemia. Assim, a expectativa é que em 2023 possamos retomar essas ações, voltadas para o lado gerencial dos nossos nucleados”, finaliza Fischer.

Reuniões 2024: Mensais – Última terça-feira do mês, às 8h00

27/02/2024| 26/03/2024 | 30/04/2024 | 28/05/2024 | 25/06/2024
30/07/2024 | 27/08/2024 | 24/09/2024 | 29/10/2024 | 26/11/2024

Cristina F. Zuqui de Souza

Palavra do(a) Coordenador(a)

A Contabilidade vai muito além da escrituração impostos, fechamento de balanços, apuração de lucros ou prejuízos. Estas são apenas informações e dados gerados através da aplicação da contabilidade. De nada adianta informações se não forem analisadas e interpretadas de forma correta. O verdadeiro papel do Contador, é além de gerar informações, observar o que acontece, registrar, entender, dando seu parecer e direção para o melhor caminho de crescimento para as organizações.

Quando nos encontramos no associativismo, unimos forças e conhecimentos, que geram benefícios para toda sociedade. Através do Núcleo de contabilidade, já foram alcançadas inúmeras alterações na Legislação Tributária que geraram benefícios não somente para os Associados, mas para a sociedade de Brusque e Região.

Acredito na força do Associativismo e através do trabalho voluntário posso demonstrar meu apreço e amor pela profissão Contábil. Me dedicarei para gerar benefícios que possam contribuir para o crescimento de todos os Contadores e seus Colaboradores que estejam de ligados ao Núcleo de Contabilidade. Sou muito grata a Deus e a ACIBR, pela oportunidade de contribuir com a Sociedade Empresarial de Brusque e Região.

“NÃO HÁ PROSPERIDADE NACIONAL, SE NÃO HOUVER A PROSPERIDADE DAS EMPRESAS. EXISTE O PROFISSIONAL DA PROSPERIDADE, QUE É AQUELE QUE PROFESSA A CIÊNCIA DA RIQUEZA DA CÉLULA SOCIAL, A EMPRESA. A CIÊNCIA DA RIQUEZA É A CIÊNCIA DA CONTABILIDADE.” - Antônio Lopes de Sá

Cristina F. Zuqui de Souza

Cristina Fabiana Zuqui de Souza