Núcleo de Jovens Empreendedores

O Núcleo

Núcleo de Jovens Empreendedores

“Grupo tem como objetivo fomentar empreendedorismo entre os jovens”

O Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) foi fundado em agosto de 2000 e atualmente conta com 32 empresas de diversos setores. Através de capacitações, networking, visitas técnicas e eventos, o grupo tem objetivo de fomentar o empreendedorismo entre os jovens.

Conforme explica o coordenador, Jackson Mensor, membros que participam há mais tempo compartilham suas experiências com os demais, para que com essa troca todos possam fortalecer o perfil empreendedor e elevar o nível dos negócios.

Segundo ele, o Núcleo possui dois perfis de participantes, tanto os empreendedores, como os intraempreendedores, que já atuam ou lideram um segmento e querem empreender ou inovar dentro da própria empresa. “Identificamos pessoas que querem empreender, mas que ainda não tem coragem ou não se sentem preparados o suficiente para essa jornada. Aqui nós ajudamos elas a se desenvolverem, tanto o lado profissional como pessoal, para que no momento certo elas possam estar à frente de seu negócio ou empresa. Então um dos nossos papéis é ajudar empreendedores a se encontrarem nesse meio empresarial”, destaca.

Eventos e Ações

Entre as ações, o Núcleo também realiza eventos que englobam a comunidade. Um deles é o Feirão do Imposto, em parceria com a Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), que tem como objetivo impactar a sociedade sobre a alta carga tributária no país e levar à população a reflexão sobre a quantidade de tributos incidentes sobre produtos e serviços.

O coordenador destaca que o evento também busca impactar a sociedade, não somente devido à alta carga tributária no país, mas a devolutiva que a sociedade tem com os recursos aplicados nos diversos setores públicos.

Outra iniciativa é o programa Geração Empreendedora, voltado para adolescentes do Ensino Médio. Criada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), e aplicada no município pelos Núcleos de Jovens Empreendedores e das Mulheres Empresárias da ACIBr, a ação objetiva despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista, para formar e engajar uma geração jovem consciente, proativa e capaz de transformar o cenário socioeconômico.

Por fim, o grupo ainda realiza o Inspira BQ. “Iniciamos este evento com um bate-papo entre nossos nucleados, sobre empreender. Agora, trazemos um convidado que seja referência no assunto para palestrar. O público alvo são pessoas que estão iniciando no mundo do empreendedorismo ou aqueles que desejam iniciar mas não sabem por onde começar”, explica o coordenador.

Planos para 2023

Segundo Mensor, para 2023 o grupo pretende dar continuidade aos projetos que já estão em prática, mas sempre buscando aperfeiçoá-los.

“As expectativas são as melhores possíveis, penso que este será um ano onde vamos colher os frutos das ações que desenvolvemos nos últimos anos. Estamos com uma coordenação muito coesa, forte e alinhada”, finaliza o coordenador.

Reuniões 2024: Quinzenais – As terças-feiras, às 18h00

06 e 20/02/2024| 05 e 19/03/2024 | 02 ,16 e 30/04/2024 | 14 e 28/05/2024 | 11 e 25/06/2024
09 e 23/07/2024 | 06 e 20/08/2024 | 03 e 17/09/2024 | 01 ,15 e 29/10/2024 | 12 e 26/11/2024

Cesar Busnardo Neto

Palavra do(a) Coordenador(a)

A visão do Núcleo Jovem é desenvolver pessoas e inspirar novos líderes por meio do associativismo sempre. Participando das reuniões e eventos pude perceber que essa prática acontece a todo momento e o conhecimento que é absorvido também é replicado com muita naturalidade entre os nucleados e suas empresas.

Hoje, estou a frente da coordenação deste núcleo e fico feliz em compartilhar com vocês nossa missão que é promover conhecimento e oportunidades de networking e relacionamento as empresas nucleadas de forma competitiva.

Agradeço a todos e em especial aos membros da coordenação que junto comigo levantam esta bandeira, que venham os próximos 2 anos.

Fale com o(a) Coordenador(a) Faça parte você também! Visamos o desenvolvimento da economia como forma de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade.

Cesar Busnardo Neto