Núcleo de Tecnologia e Inovação

Núcleo de Tecnologia e Inovação

Núcleo de Tecnologia e Inovação

O Núcleo

Núcleo de Tecnologia da Informação

 

“Núcleo tem a intenção de se transformar em Hub dentro da ACIBr”

 

Em atuação desde 2013, o Núcleo de Tecnologia da Informação (TI) da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) conta com cerca de 20 empresas participantes, de diversos segmentos, que, por meio do associativismo, buscam qualificação profissional e atualização constante em produtos e serviços inovadores.

Por integrarem o setor da tecnologia, cada vez mais presente no dia a dia da população e das empresas, o grupo também tem como uma de suas metas oferecer serviços e soluções para demais associados da ACIBr. “O objetivo é trocar experiências e solucionar problemas, relacionados a nossa área, para as empresas associadas e, assim, ajudá-las a aperfeiçoarem práticas e terem mais lucratividade em seus negócios e gestões”, explica o coordenador, Ricardo Ferraro de Souza.

Composto por empresas consolidadas no meio da tecnologia, o grupo também possui uma forte representatividade dentro de Conselhos e Câmaras técnicas do setor. “Através da ACIBr, e da credibilidade e força da entidade, conseguimos ter melhor acesso para discutir demandas da área com o poder público, em empresas privadas, e até instituições de ensino. Com isso, trabalhamos já inseridos no novo ecossistema de tecnologia da região. Ou seja, por estarmos ligados à entidade, conseguimos essa aproximação em locais que discutem e planejam a tecnologia local”, ressalta Souza.

 

Ações e eventos

Promovendo mais ações internas, com foco nos participantes, recentemente o Núcleo realizou uma capacitação focada em gestão empresarial, com duração de seis meses, baseada em modelos de negócios utilizados em startups.

“A ideia foi fortalecer e capacitar cada representante, para que ele pudesse compreender e mapear o seu negócio, olhando a empresa como modelo e ajudando a diretoria a tomar decisões voltadas para a tecnologia. Toda a metodologia foi baseada no modelo Canvas, que é utilizado por startups e empresas de tecnologia do mundo inteiro. Foram seis meses intensos e muito produtivos, onde tivemos um retorno muito positivo”, conta o coordenador.

 

Planos para 2023

Para este ano, o Núcleo pretende continuar com as capacitações de gestão empresarial, mas o projeto principal é a transformação do grupo em um Hub. “Esperamos poder auxiliar as empresas associadas a ACIBr a alavancarem seus negócios e melhorar as boas práticas tecnológicas, dentro de seus setores de atuação”, finaliza Souza.

 

Reuniões 2024: Mensais – 2º terça-feira do mês, às 19h00.

08/02/2024| 12/03/2024 | 09/04/2024 | 14/05/2024 | 11/06/2024
09/07/2024 | 13/08/2024 | 10/09/2024 | 08/10/2024 | 12/11/2024

10/12/2024

 

Ricardo Ferraro de Souza

Palavra do(a) Coordenador(a)

A indústria da tecnologia é a que mais cresce na região, além de alavancar o crescimento das outras áreas. Neste nosso mundo digital, a demanda por serviços de TI aumenta exponencialmente, solicitando um número cada vez maior de profissionais qualificados com ideias disruptivas e atitudes inovadoras.

No núcleo somamos esforços por meio do associativismo, buscando fortalecer e desenvolver as empresas com troca de ideias, suporte e conhecimento.

Como profissionais da área de Tecnologia da Informação, temos o dever de usar a tecnologia para transformar o mundo num lugar melhor!

Ricardo Ferraro de Souza

O que você procura em nosso site?

Whatsapp