Projeto Geração Empreendedora capacita jovens do ensino médio

Projeto Geração Empreendedora capacita jovens do ensino médio Projeto Geração Empreendedora capacita jovens do ensino médio

Iniciativa da Facisc é aplicada em Brusque pela primeira vez, através da ACIBr

Independência, aprendizado, crescimento profissional, realização de um sonho. O que parecem perspectivas comuns na vida de uma pessoa adulta, foram algumas das idealizações projetadas pelos 15 alunos do ensino médio da Escola de Educação Básica Feliciano Pires, da rede estadual de ensino, selecionados para participar do Programa Geração Empreendedora. O projeto objetiva despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista, com o objetivo de formar e engajar uma geração jovem consciente, proativa e capaz de transformar o cenário socioeconômico.

Desenvolvido em 36 municípios de Santa Catarina, e pela primeira vez em Brusque, o Programa Geração Empreendedora é uma ação criada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), 100% associativista e voluntária, implantado na cidade pela Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE Brusque) e Núcleo das Mulheres Empresárias. Todo o Programa é realizado por empresários voluntários que dedicam seu tempo para o desenvolvimento desses alunos.

“Os jovens possuem uma visão e uma energia diferente. Auxiliamos eles como podemos, no processo de montarem suas empresas, com a experiência que temos. Caso daqui saia um projeto futuramente, esperamos que eles estejam mais preparados” declara a coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária da ACIBr, Cristiane Costa Bonacina.

Formação

A formação contempla quatro encontros com multiplicadores voluntários. Os conteúdos são sobre empreendedorismo, orientações para montar o próprio negócio, definição e precificação de produtos/serviços, marketing e vendas. A conclusão dos encontros envolve a apresentação, em grupo, do projeto de criação de uma empresa do zero, usando os conteúdos apresentados nos encontros.

Jackson Mensor, coordenador do Núcleo dos Jovens Empreendedores da ACIBr, explica que a ideia é desenvolver o processo de criação de uma empresa em etapas. “Na seletiva, ficaram menos alunos do que esperávamos, porém foi muito mais produtivo para nós, pois conseguimos acompanhar mais de perto os 15 alunos, prestar melhor suporte e ver mais qualidade na entrega do que a gente está fazendo”, avalia.

Os encontros contaram com pontos teóricos e dinâmicos. No final, os alunos puderam executar toda a teoria proposta, com a simulação da abertura de uma empresa, além de conhecer as dificuldades reais que um empresário enfrenta no dia a dia. “E esse é o objetivo: instigá-los a saírem da zona de conforto, o que torna o desenvolvimento do projeto motivo de muita satisfação para nós”, diz.

A finalização envolve a defesa do trabalho dos grupos em banca, que passa por duas etapas. A primeira é a fase regional, para avaliar três equipes. Depois, uma delas será selecionada para a etapa estadual, com um representante de cada cidade. Na edição anterior, um aluno de 17 anos abriu sua empresa que nasceu no projeto. E esse aluno, hoje, é voluntário e multiplicador do Geração no Estado.

Brusque é classificada para a etapa estadual

Brusque vai ser representada na etapa estadual do Geração Empreendedora. O trabalho destinado a atendimento médico em uma clínica, com extensão ao comércio de medicamentos naturais e terapêuticos, foi o projeto vencedor entre os três grupos participantes. A conclusão desta primeira etapa aconteceu no auditório da Escola de Educação Básica Feliciano Pires, nesta segunda-feira, 9 de maio.

Relacionar os custos para manter uma empresa no mercado é considerado pelo aluno do 2º ano do Ensino Médio da E.E.B. Feliciano Pires, Felipe Pollheim Jeske, de 16 anos, o maior desafio que encontrou participando do projeto. “Particularmente, adorei a inserção da teoria e a prática, pois realmente colocamos a mão na massa aqui, criando não só uma ideia subjetiva, mas realmente certa de valores e custos. Vim pensando que seria de um jeito, mas foi muito maior, bem mais interessante do que imaginei, superou minhas expectativas”, afirma o aluno, que também destacou a alegria de ter feito parte da primeira turma de alunos que participou do Geração Empreendedora, em Brusque.

A ideia apresentada pelo grupo do Felipe foi a vencedora da etapa regional do Geração Empreendedora. Além de receberem troféu e medalhas, o grupo teve a proposta selecionada para a etapa estadual.

Para o diretor da E.E.B. Feliciano Pires, Carlos Eduardo Marinho, desde que o projeto foi apresentado no educandário, a avaliação foi vista como uma experiência ímpar para os alunos, pela prática empreendedora. “É um dos pilares desta gestão fazer uma aproximação da educação com o mundo do trabalho, e por isso, desde o primeiro momento, me pareceu uma excelente oportunidade para eles terem essa experiência. É uma oportunidade de aproximação das instituições com a escola”, destaca o diretor.

Associativismo e empreendedorismo

O Geração Empreendedora oportunizou aos alunos vivenciarem a rotina de uma empresa na vida real, ao criar uma proposta do zero pensando no próprio negócio. Compondo a banca de avaliadores, a empresária do ramo imobiliário, Elizete de Souza Gianesine Félix, não economizou elogios ao Geração Empreendedora e a iniciativa de trazê-lo a Brusque. “Estou encantada, primeiro que fazia muito tempo que não entrava na Escola Feliciano Pires, que tanto admiro, e por ver esses jovens, por falar sobre empreendedorismo, inspirar o empreendedorismo dentro da escola, em um grupo do segundo ano do ensino médio, é fantástico. Temos que fazer nossa parte e deixar nossa contribuição “, enfatiza a empresária.

Imagem Imagem Imagem Imagem