Reunião da diretoria da ACIBr recebe secretário municipal da Fazenda

Reunião da diretoria da ACIBr recebe secretário municipal da Fazenda Reunião da diretoria da ACIBr recebe secretário municipal da Fazenda

No encontro foi apresentado o Plano Municipal de Parcerias

Na tarde de segunda-feira, 4 de dezembro, durante a reunião de diretoria, a Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) recebeu o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica de Brusque, José Henrique Nascimento. Na oportunidade, ele apresentou à entidade o Plano Municipal de Parcerias e todas as ações relacionadas, como o ajuste na Lei de Adoção de Equipamentos Públicos e as frentes prioritárias que deverão movimentar as parcerias e concessões. Também esteve presente no encontro o presidente da Câmara de Vereadores, Cassiano Tavares.

“Nossa presença aqui na ACIBr teve o intuito de apresentar o Plano Municipal de Parcerias, que visa incentivar o investimento em lazer, turismo e esporte. Ao mesmo tempo, ele também garante a execução de serviços públicos, que até então não foram prestados ou que podem ser aperfeiçoados, por meio do apoio da iniciativa privada”, explica o secretário.

Nascimento destaca a importância de apresentar a proposta para a ACIBr, pois a entidade concentra grande parte do empresariado brusquense. “Conversamos de forma muito aberta com a diretoria da ACIBr pois, sem a compreensão da entidade de que se trata de um plano estratégico e prioritário para a gestão da prefeitura, nós não caminharíamos. Então saímos daqui com o aval da ACIBr e muito empolgados e seguros de que estamos estruturando e estudando o que é melhor pra cidade de Brusque”, frisa Nascimento.

Ações prioritárias

Conforme apresentado na reunião, a ação prioritária será no tratamento de esgoto sanitário. Segundo dados informados por Nascimento, Brusque tem menos de 9% de seu esgoto coletado e tratado de forma correta. “O Marco do Saneamento é muito claro, precisamos atingir mais de 90% do município nos próximos 10 anos. E sem o apoio da iniciativa privada será impossível cumprir essa meta. Por isso vamos caminhar com a concessão desse serviço. Ao mesmo tempo em que estudamos a questão dos equipamentos públicos, principalmente o Parque das Esculturas e o Observatório do Mont Serrat, estamos abertos à propostas para fomentar o turismo e o lazer em Brusque”, comenta.

Legislativo e executivo alinhados

Também presente na reunião, o presidente da Câmara, Cassiano Tavares, ressalta que o Executivo e o Legislativo trabalham com ideias alinhadas, buscando o melhor para a população brusquense.

“Na nossa conversa com a diretoria mostramos que, acima de tudo, os poderes estão alinhados na busca de melhorias para Brusque. Sempre mantendo a independência, mas alinhados. E nada melhor do que compartilhar essas ações que estão sendo planejadas com a ACIBr, que sempre está nos auxiliando nessa busca de formar uma cidade ainda melhor”, expressa.

O presidente da ACIBr, Marlon Sassi, afirma que a entidade avalia positivamente a iniciativa da prefeitura. Segundo ele, a ACIBr acompanhará os próximos passos do poder público no Plano de Parcerias.

“Nossa conversa hoje foi muito produtiva. Mostramos para o secretário nosso posicionamento empresarial, que sempre avalia como positiva a redução dos gastos públicos através de parcerias e concessões com a iniciativa privada. Nossa vontade sempre foi de ter uma prefeitura mais leve, capaz de investir naquilo que realmente é o dever do Executivo, como educação, infraestrutura e saúde”, pontua.

Marlon enfatiza que a entidade continuará acompanhando esse processo. “Creio que agora o importante é avaliar os critérios utilizados nas licitações e fiscalizar os locais que serão explorados, para que não haja nenhum problema no futuro. A prefeitura acerta quando se abre ao diálogo com os empresários, especialmente para apresentar esse modelo de Parceria Público-Privada, que beneficia a cidade”, finaliza.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem