Reunião entre Comitiva Alemã e ACIBr prospecta fortalecimento da parceria internacional Reunião entre Comitiva Alemã e ACIBr prospecta fortalecimento da parceria internacional

Grupo cumpre agenda de reuniões com entidades governamentais e públicas, de 25 de fevereiro a 2 de março na região

A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), recebeu na segunda-feira, 28 de fevereiro, os 11 membros da Comitiva Alemã do Distrito de Karlsruhe, que visita a região até 2 de março. O encontro se deu durante a reunião de diretoria da entidade. Além disso, também fez parte do encontro uma equipe da Fundema, representando a Prefeitura Municipal, e incumbida de coordenar a equipe de trabalho responsável pela cooperação internacional. Durante a reunião, as coordenadoras dos Núcleos de Panificadoras e Confeitarias e Gestão Ambiental apresentaram seus principais eventos e ações aos alemães, prospectando parcerias.

A presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, salientou a parceria entre a entidade e o país alemão. “Há 32 anos mantemos parceria com a Alemanha, através dos primeiros Núcleos formados pela Câmara de Munique, da Alta Baviera. Tenho certeza que essa reunião só vem para somar”, destacou.

O representante da Comitiva Alemã, Ragnar Watteroth, definiu o encontro como bastante exitoso, tendo em vista as semelhanças entre Brusque e o país alemão em diversos setores. “São muitas as possibilidades para cooperações. Elas já existem, mas, tudo que foi comentado, fortalece ainda mais essa relação internacional. Acredito que hoje demos mais um passo para uma futura cooperação e, ao mesmo tempo, intensificamos tudo o que já foi criado até aqui”, declarou Watteroth.

Festival da Cuca

Emily Dognini, coordenadora do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias, apresentou ao grupo o Festival Nacional da Cuca. À exemplo da força do associativismo, a empresária citou que as confeitarias e panificadoras nucleadas são organizações familiares e, em algumas, já está em atividade a terceira geração. Ela também lembrou que, na década de 1990, alguns empresários do setor estiveram na Alemanha, conhecendo os processos de panificação.

“O Núcleo realiza o Festival Nacional da Cuca, onde produzimos a cuca nas padarias e vendemos no Centro de Eventos. Este projeto está indo para a décima edição e recebe, a cada ano, cerca de 15 mil visitantes”, destacou.

Segundo Emily, a cuca é um doce mais conhecido no sul do Brasil, devido à colonização europeia. “Mas, graças ao Festival da Cuca, esta tradição está cada vez mais difundida no país”, enfatizou.

Selo verde

Com iniciativa da ACIBr e idealizado pelo Núcleo de Gestão Ambiental, o projeto Selo Verde quer propor soluções, a médio e longo prazo, sobre a questão da energia renovável. Em parceria com os Núcleos de Malharias e Tinturarias, e com o apoio da Fundema, o Selo Verde está sendo idealizado, com intuito de valorizar e certificar a área social e técnica das empresas. “Em Brusque temos o polo industrial têxtil mais reconhecido no Brasil e queremos que a conduta ambiental também seja um modelo, já que o tema tem sido tão debatido no momento. Com o Selo Verde, pretendemos padronizar processos com relevância ambiental, além do cumprimento obrigatório de normativas. Haverá destaque para os prêmios ouro, prata e bronze, ou seja, uma forma de classificação em parâmetros determinados por órgãos ambientais”, comentou a coordenadora do Núcleo, Janara Benvenutti Gamba à Comitiva.

Cooperação

Para a coordenadora da equipe de trabalho responsável pela cooperação internacional e superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Ana Helena Boos, apesar de extensa, a agenda da Comitiva na região foi bastante produtiva. “Tivemos um foco especial na questão da mobilidade urbana, que é uma carência e necessidade que temos. Levantamos, ainda, a possibilidade de intercâmbio entre os alunos, que pretendemos dar início neste ano, além de assuntos voltados à sustentabilidade e energia renovável”, comentou.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem