Secretário municipal de Saúde participa de reunião virtual do Conselho de Núcleos da ACIBr

Secretário municipal de Saúde participa de reunião virtual do Conselho de Núcleos da ACIBr

Secretário municipal de Saúde participa de reunião virtual do Conselho de Núcleos da ACIBr Secretário municipal de Saúde participa de reunião virtual do Conselho de Núcleos da ACIBr

Ele afirma que perspectiva é ter 70% da população adulta vacinada até final de maio em Brusque

 

A Associação Empresarial de Brusque realizou na noite de quarta-feira, 31 de março, reunião virtual com seu Conselho de Núcleos Setoriais. Participaram do encontro on-line, os coordenadores e vice-coordenadores dos 22 núcleos da entidade, momento em que receberam as boas-vindas da presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, e da diretora de Núcleos, Maria Valzete Ludvig Walendowsky.

A pauta dos trabalhos foi dividida em dois momentos: uma explanação sobre o Programa de Aceleração de Núcleos (PAN), com a coordenadora regional do Programa Empreender Facisc/Sebrae, Sheila Raquel Mazureck; e uma conversa com secretário de Saúde de Brusque, Dr. Osvaldo Quirino de Souza, a respeito do atual cenário da Covid-19 e a campanha de vacinação.

De acordo com a presidente Rita, o convite feito pela ACIBr ao secretário, foi com o objetivo de obter informações claras, a fim de que o empresariado possa fazer uma análise e definir suas estratégias para dar continuidade aos seus negócios. “Estamos com empresários dos núcleos setoriais, um grupo representativo e importante, que vai multiplicar as informações que conversaremos aqui hoje”, ressaltou.

A diretora de Núcleos também enalteceu a preocupação dos coordenadores e vice-coordenadores, que representam diversos segmentos empresariais da cidade, com relação à Covid-19. Segundo Valzete, a principal dúvida está relacionada à vacinação e às perspectivas da Secretaria de Saúde com relação a prazos.

Na oportunidade, Dr. Osvaldo informou que aproximadamente 12 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina em Brusque, o que representa de 10% a 12% da população alvo a ser vacinada. Ele comentou sobre algumas polêmicas levantadas com relação a vacinação dos estudantes de Medicina e até mesmo dos profissionais que atuam nas áreas administrativas dos hospitais e, em ambos os casos, esclareceu a legitimidade da vacina a esse público, que está sim suscetível ao vírus. “Os estudantes de Medicina já frequentam as Unidades Básicas de Saúde, já atuam nesses locais e os funcionários administrativos dos hospitais, acabam tendo que circular naquele ambiente, que trata pessoas acometidas pelo vírus”, considerou.

Ao falar das perspectivas da pasta para a vacinação de toda a população, Dr. Osvaldo ressaltou que estima que isso esteja mais próximo de acontecer. “Seguimos em Brusque estritamente o que vem ordenado no Plano Nacional de Vacinação. A autonomia do município é apenas com relação à logística, quantas pessoas serão disponibilizadas para vacinar, em quais locais, horários, etc. Apesar das dificuldades, do pouco quantitativo de doses, as coisas estão caminhando. A expectativa é a melhor possível. Estamos para receber nas próximas semanas uma grande quantidade de vacinas e passaremos a imunizar o grupo de 60 anos e também as pessoas com comorbidades, como hipertensão, diabetes, portadores de neoplasia, câncer, entre outras. A ideia é estarmos até final de maio com mais de 70% das pessoas vacinadas, população adulta. Não temos até o momento muito o que dizer do plano nacional, acatamos as determinações e vacinamos. O estado está negociando em Brasília um quantitativo maior de doses. O secretário de Estado tinha assegurado que ia aumentar o ritmo de vacinação, mas houve agora uma troca de secretários. O objetivo era vacinar todos até o final de maio aqui em Brusque e eu continuo com essa expectativa”, ressaltou.

“As pessoas estão muito felizes, as que recebem a vacina. É algo muito bom de se ver, uma alegria. A expectativa de uma volta à normalidade, à vida que todo mundo tinha, mas com os cuidados ainda necessários, como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel”, complementou.

Ao ser questionado sobre sua opinião a respeito de campanhas de empresários pela compra da vacina, como Luciano Hang e o próprio Newton Patrício Crespi (Cisso), o secretário elogiou a iniciativa, e disse que vê a parceria público-privada com bons olhos. “É claro que, se os empresários conseguirem essas vacinas, vamos fazer uma parceria para nós aplicarmos. Colocaremos toda logística da prefeitura disponível para vacinação”, reforçou.

Ao falar sobre o número de casos da doença, Dr. Osvaldo informou que a curva de contaminados e internados nos hospitais está em franca queda no município de Brusque. “Estivemos com nossas UTIs lotadas, mas não tivemos necessidade de transferir nenhum paciente para fora. Percebemos que cada crise que tem, aprendemos a manejar um pouco mais a doença. Criamos dois Pronto Atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde da Limeira e Maluche, dando maior suporte à população. Fizemos um rearranjo para que, se preciso for, possamos transferir pacientes de outras patologias do Hospital Azambuja para o Hospital Dom Joaquim, a fim de termos leitos de internação para Covid-19. Mas hoje, para se ter ideia, temos 10 pacientes internados na clínica médica, e mais 40 leitos disponíveis”, comentou.

O secretário acredita que dentro de 15 dias será possível fazer uma análise estatística da curva da doença, diante da vacinação. “Tendo todos os adultos trabalhadores e todos os grupos de risco vacinados, a expectativa é da doença ceder. Já estamos observando isso”.

A presidente Rita elogiou o trabalho realizado pela Secretaria no que diz respeito à vacinação, especialmente à dinâmica do drive thru. “Estamos torcendo e somos fãs do modo como tudo está sendo realizado. O senhor pegou pontos estratégicos no Maluche e na Limeira para esses Pronto Atendimentos à população e ficamos esperançosos. Vimos com outros horizontes essa perspectiva de até o final de maio termos uma vacinação em massa”, comentou.

Valzete disse que há um otimismo com relação à vacina e à continuidade do trabalho, e reforçou que é necessário relembrar aos colaboradores das empresas sobre os cuidados. “É importante cuidarmos dos nossos funcionários e pedir a eles para cuidarem de suas famílias, de seus amigos”.

O mesmo foi enfatizado pelo secretário, que disse ainda que a rotina do distanciamento social, do uso de máscara e álcool em gel tem que ser mantido nas empresas e no comércio, como também deve-se evitar aglomerações nos espaços e tirar a máscara apenas em locais seguros, como as residências. “Vamos ter que aprender a viver nesse novo normal, mesmo vacinados”, considerou.

 

PAN

Sobre o Programa de Aceleração de Núcleos (PAN) a coordenadora Sheila Raquel Mazureck relembrou a trajetória dos núcleos setoriais e do Programa Empreender. “O que conseguimos perceber é que chegamos em um momento em que precisamos melhorar da porta da empresa para dentro, é nossa função agora dar um up no Empreender, colocando recursos inclusive para podermos alavancar as ações dos núcleos. E quando falamos em PAN, o objetivo é atender o CNPJ de vocês, a atividade de vocês. Queremos rentabilizar, aumentar a competitividade das empresas participantes dos núcleos, através dessa parceria com o Sebrae. Nossa iniciativa é apoiar micro, pequenas empresas, MEIs e produtores rurais”, enfatizou.

Na prática, Sheila explicou que é necessário ter no mínimo cinco empresas do Núcleo interessadas ou que se enquadrem na questão do edital, a fim de compor uma proposta. Esta deve atender pelo menos um dos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além disso, o projeto deve se enquadrar em algum dos três eixos temáticos: ações de capacitação, consultoria e produtividade; gestão empresarial, seminários voltados à inovação, planejamento; e acesso a mercado, missões empresariais, visitas a feiras nacionais, etc. Os projetos podem ser entre R$ 5 mil a R$ 50 mil, sendo 50% de recurso através do Sebrae e 50% de contrapartida do Núcleo. “Brusque já é uma referência para gente em questão de projetos, há um tempo a ACIBr e seus núcleos vêm com essa filosofia de trabalhar propostas e podemos avançar agora através do PAN”, ressaltou.

 

Imagem

  • Compartilhar:

Posts relacionados

O que você procura em nosso site?

Whatsapp