“Um oceano de inspiração”

“Um oceano de inspiração”

“Um oceano de inspiração” “Um oceano de inspiração”

Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) homenageia o juiz da Vara Criminal e diretor do Foro da Comarca, Dr. Edemar Leopoldo Schlosser

 

A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) reuniu na noite desta segunda-feira, 31 de maio, diversas autoridades de órgãos públicos e entidades de classe para uma homenagem ao juiz da Vara Criminal e diretor do Foro da Comarca, Dr. Edemar Leopoldo Schlosser. Acompanhado da esposa Eloní e dos filhos Daiana, Ricardo e Luciano, o magistrado não escondeu a emoção, sobretudo durante a exibição de um vídeo com depoimentos de familiares, amigos e parceiros desta caminhada que, no município, já soma 19 anos.

Durante seu discurso, a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, citou dados que se contrastam na área da segurança pública. O primeiro deles, um levantamento feito em 2019 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que analisou 310 municípios com mais de 100 mil habitantes. Neste ranking das cidades mais seguras para se viver no Brasil, Brusque alcançou o quinto lugar nacional e, em Santa Catarina, atrás apenas de Jaraguá do Sul. Já uma pesquisa mais recente, feita pelo Observatório Social de Brusque, identificou a quantidade de policiais militares no Estado, dividida por mil habitantes. Nesta comparação, Guabiruba lidera a lista de municípios mais desassistidos, com um policial para cada 1876 habitantes. Gaspar vem logo atrás, seguida por Camboriú, Indaial e Brusque, curiosamente também aparecendo em quinto lugar, porque tem um policial militar para cada 1679 habitantes.

“Como uma cidade, com tão pouco efetivo policial, se torna um dos municípios mais seguros do Brasil? Dr. Edemar Leopoldo Schlossser, o senhor é um dos elementos desta resposta. Assumiu a Vara Criminal em Brusque, no ano de 2002. Se tornou cidadão honorário em 2011. E, em 2018, apenas confirmou o que todos nós já imaginávamos: o juiz mais produtivo de Santa Catarina, de acordo com a Corregedoria-Geral de Justiça. Este desempenho, na ocasião, o senhor atribuiu à sua competente assessoria de gabinete e a algo que nos chamou muito a atenção: um trabalho de dez a 12 horas por dia”, afirma a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, que ainda citou a famosa frase de Madre Tereza de Calcutá. ““O que fazemos é uma gota no oceano. Mas o oceano seria menor sem essa gota”. Hoje, Dr. Edemar, sua trajetória para nós é um oceano de inspiração”, enaltece.

 

Gratidão

Bastante emocionado, Dr. Edemar fez o uso da palavra para agradecer a homenagem recebida, que o deixou lisonjeado. “Questiono se é merecido ou não. Não exerço o cargo visando reconhecimento. Esta é a minha obrigação. Mas estou emocionado, porque jamais esperava este tipo de agradecimento. Brusque é que está de parabéns, pelo trabalho que realiza na Vara Criminal, na direção do Foro e no Judiciário como um todo”, enaltece o magistrado, que também destaca a participação ativa do Ministério Público, Polícias Civil e Militar e as entidades de classe.

Dr. Edemar também cita que abdicou da carreira junto ao Tribunal de Justiça para permanecer com a família na cidade. “Devo me aposentar em Brusque, esta é a minha intenção”, garantiu.

O juiz ainda lembrou de uma reunião promovida pela ACIBr, em 2019, com a presença dos prefeitos de Brusque, Guabiruba e Botuverá, na qual foi solicitada sua permanência no cargo por mais alguns anos. E esclareceu que a pandemia foi decisiva para continuar no Judiciário. “A Covid-19 nos surpreendeu e mudou o sistema de atendimento. Isso fez com que eu prorrogasse a expectativa da aposentadoria”, conta.

 

Verbas pecuniárias

Há alguns anos, as verbas pecuniárias permaneciam na Vara Criminal e eram distribuídas para entidades filantrópicas através de projetos aprovados. Mas, com a resolução do Conselho Nacional de Justiça, ficou determinado que o juiz é responsável pela criação de um processo administrativo, seguido por uma portaria. Sem isso, os valores seriam repassados à Central, em Florianópolis.

“Criamos o que era necessário para que o valor das prestações pecuniárias da Vara Criminal permanecessem aqui. Graças a isso continua a distribuição de recursos para várias entidades nos últimos dois anos. Inclusive temos um novo edital em tramitação”.

 

Unidade Prisional Avançada

Dr. Edemar elogia a criação do Conselho da Comunidade, formado por pessoas voluntárias e que atua diretamente na Unidade Prisional Avançada (UPA). Segundo ele, nas inspeções mensais realizadas no local, é comum a presença de até 10 conselheiros. “Apesar do grande número de presos, colocaria a nossa UPA entre as primeiras do Estado, pelo setor administrativo e de organização. O trabalho do Conselho também colabora com um sistema mais digno e humano”, detalha.

 

Reconhecimento

Durante a solenidade, o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, fez uso da palavra, também em nome dos municípios de Brusque e Botuverá. “Parabenizo a ACIBr pela iniciativa. Pude acompanhar o trabalho do Dr. Edemar nos recursos destinados para a Apae e Associação Hospitalar, ambas em Guabiruba. A homenagem é justa”, afirma.

Já o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, tenente coronel Otávio Ferreira Filho, falou sobre o compromisso do magistrado com a segurança da Comarca. “Temos números de primeiro mundo e um dos fatores é o Dr. Edemar, figura importante neste contexto. A 7ª Região da Polícia Militar reconhece este trabalho e hoje o condecora com uma medalha, por se tratar de uma pessoa ímpar na cidade”.

O delegado da Polícia Civil, Dr. Alex Bonfim Reis, também considerou a homenagem merecida. “Dr. Edemar faz da Vara Criminal uma das mais produtivas do Estado. Junto com a Polícia Civil há uma sintonia de esforços no combate à criminalidade, que inicia com a investigação e termina nas mãos do juiz, com pulso firme para prender os criminosos. Se temos qualidade de vida e uma criminalidade controlada, isso também se deve ao trabalho que o Dr. Edemar desenvolve há quase duas décadas”, reforça Dr. Alex.

Crédito das fotos: Carina Machado

 

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

  • Compartilhar:

Posts relacionados

O que você procura em nosso site?

Whatsapp