Veteranos são premiados no concurso “A Cuca Nota 10 do Brasil”

Veteranos são premiados no concurso “A Cuca Nota 10 do Brasil” Veteranos são premiados no concurso “A Cuca Nota 10 do Brasil”

8º Festival Nacional da Cuca encerra neste domingo, mas já divulgou os vencedores em live transmitida na tarde de sábado

Chega ao fim neste domingo, 18 de julho, o 8º Festival Nacional da Cuca, realizado pelo Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) e Prefeitura Municipal de Brusque através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Mas a tarde de sábado, 17, foi marcada pela live ao vivo, transmitida pelas redes sociais, que divulgou os vencedores do concurso “A Cuca Nota 10 do Brasil”. Foram premiados participantes de Joinville, Indaial e Brusque. O evento ainda contou com a presença da Miss Pré Teen Universe Santa Catarina, Laura Sbardelatti.

“O festival mais uma vez foi um sucesso. Mesmo diante de tantas adversidades, ele aconteceu de forma híbrida e reuniu oito panificadoras nucleadas. É, sem dúvida nenhuma, um exemplo de inovação que, em 2020 foi, inclusive, premiado. Antes da pandemia, mais de 15 mil pessoas passavam pelo Pavilhão da Fenarreco nos dias de evento e tudo isso precisou ser transformado. Nossos panificadores não desistiram. Ao contrário, com inovação e algumas mudanças, o festival chega ao seu segundo ano consecutivo de forma híbrida e digital”, comemora a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti.

A coordenadora do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias, Patrícia Panissa, descreve o sentimento de gratidão e de missão cumprida, diante de um projeto que superou as expectativas. “Nos últimos dias registramos um movimento fantástico, clientes vindos de Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, entre outras cidades, para nos prestigiar e comprar a cuca, porque reconhecem que ela representa a tradição alemã e as receitas passadas de pais para filhos”, conta a empresária.

Para Patrícia, o sucesso se deve também ao processo de criação mantido nas panificadoras, que sempre lançam novos sabores para o Festival. Alguns, inclusive, fazem tanto sucesso que permanecem no cardápio. “Somos gratos pela Associação Empresarial de Brusque, que nos incentivou a manter o Festival em 2020, mesmo diante da pandemia da Covid-19. Foi um sucesso e, este ano, ficou melhor ainda”, ressalta Patrícia.

A Prefeitura Municipal de Brusque é parceira do Festival Nacional da Cuca e o turismólogo da secretaria de Turismo, Ademir Moraes, destaca que o evento foi altamente positivo. “Houve um movimento turístico na cidade em razão do festival e as oito panificadoras participantes venderam muitas cucas. Outro fator que chama a atenção é o concurso “A Cuca Nota 10 do Brasil”, que sempre atrai interessados. Independente do ganhador, enfatizo a alegria de cada um em ter participado da apresentação. Criamos uma grande família e o evento está consolidado”, afirma Moraes.

Vencedores

Inscrito pela quinta vez no concurso “A Cuca Nota 10 do Brasil”, Darlin Maik Carbonera, de Joinville, ficou em primeiro lugar, com sua cuca de pera com espumante e amêndoas laminadas. Veterano na prova, ele já tem dois troféus de 2º lugar e um troféu de 1º lugar. “Gosto muito de participar, principalmente quando era ao vivo e a gente fazia a cuca na frente dos jurados. Me sentia à vontade para mostrar o meu trabalho. Por causa da pandemia foi preciso se adaptar, mas fiz questão de estar presente e fiquei feliz com o resultado. Quero participar novamente porque gosto muito daqui”, diz o campeão.

Luciana Cristina Custódio também é participante conhecida no concurso. Moradora de Indaial, esta é a sua terceira inscrição e a primeira na qual se classifica com a receita da cuca de limonada com chocolate branco. Em 2021, ela leva para casa o troféu de 2º lugar. “Curto cada momento do concurso e sei que todos os participantes partilham da mesma paixão pela confeitaria e, principalmente, pela cuca”, observa.

Única representante de Brusque nesse pódio, Juliana da Silva ficou com a terceira colocação, através da sua cuca de creme com frutas vermelhas. “Há seis anos participo do concurso e já fiquei uma vez em terceiro lugar e três vezes em quarto lugar. É maravilhoso esse evento. Como brusquense, tenho essa felicidade de participar porque é uma tradição”, releva.

Imagem Imagem Imagem Imagem