Dia D Ecoponto encerra com mais de uma tonelada de resíduos coletados

Dia D Ecoponto encerra com mais de uma tonelada de resíduos coletados

Dia D Ecoponto encerra com mais de uma tonelada de resíduos coletados Dia D Ecoponto encerra com mais de uma tonelada de resíduos coletados

Ação realizada pelo Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr e demais parceiros, ocorreu nesta quinta-feira, 7 de abril, nas dependências do Sesc

Logo na primeira hora de realização do Dia D EcoPonto, na manhã desta quinta-feira, 7 de abril, já era notório o volume expressivo de entrega de resíduos no ponto da coleta. O movimento é reflexo da conscientização das pessoas, que têm se engajado, cada vez mais, na destinação correta de resíduos através da ação. Somente em eletroeletrônicos foram recolhidos mais de 1,3 mil kg e mais de 300 kg de pilhas e baterias que, a partir de agora, serão encaminhados para empresas especializadas, responsáveis pela destinação correta.

O evento é realizado desde 2014, e tem grande participação da comunidade em atitudes de conscientização ambiental. O Dia D Ecoponto é promovido pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque e Região (ACIBr), em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). O Sesc foi, mais uma vez, o local de realização da mobilização em prol da preservação ambiental. O evento ocorreu das 9h às 11h e das 14h às 16h, com uma equipe montada especialmente para receber as coletas.

A ação envolveu o recolhimentos de diversos materiais que agora terão um destino adequado. Da mesma forma, o evento integra a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta é conscientizar a população sobre a importância da separação desse tipo de resíduo, já que a maioria dos materiais são altamente tóxicos.

O evento se tornou tradicional em Brusque, pois, como explica a vice-coordenadora do Núcleo de Gestão Empresarial, Gabriela Lamim, a procura pela data do evento é bastante grande. “As pessoas não querem mais guardar o resíduo gerado em casa, seja por falta de espaço, ou consumo imediato, e por isso o evento é uma solução para que possamos proporcionar o descarte adequado dos materiais”, observa.

As consequências do descarte incorreto

Logo no início do evento já era grande a demanda de entrega dos materiais na base da ação, comprovando a eficácia da iniciativa na cidade. Nesta edição, a novidade foi a entrega de até cinco pneus por pessoa e a partir deste número, foi cobrada a taxa de R$ 1. Lâmpadas em até 20 unidades por CPF ou CNPJ também puderam ser entregues de forma gratuita.

As consequências do descarte incorreto são incontáveis, do ponto de vista ambiental e de saúde pública. “As lâmpadas têm materiais perigosos, como mercúrio, que é muito prejudicial à saúde. Os resíduos eletrônicos podem emitir vários compostos para o meio ambiente, os pneus e pilhas também, pois possuem produtos perigosos na sua composição, então a destinação ambientalmente correta é extremamente importante para que esse material não chegue nos rios, gerando uma série de consequências a longo prazo”, explica Gabriela.

Destino certo

Todo material coletado neste dia passa por uma triagem e é encaminhado para destinos específicos por meio de empresas autorizadas. “Os eletrônicos são enviados para uma empresa parceira de Florianópolis, especializada e licenciada, para a atividade de recuperação de material eletrônico. O pneu volta para a Secretaria de Obras, e posteriormente, será coletado por uma empresa de Porto Belo, especializada em coleta de resíduos de pneus. As lâmpadas são enviadas para descaracterização e as pilhas têm seu custo absorvido pelas empresas Renaux View e Fischer, e, na sequência, são encaminhadas para enclausuramento, em São Paulo. A esponja seca também é reaproveitada. Após coletada, e com o peso mínimo de cinco quilos coletados, o material é enviado para uma empresa que tornará o material aproveitável, novamente, pelo fabricante original das esponjas. É um ciclo de logística reversa para a esponja, por isso a importância da sua coleta”, destaca a vice-coordenadora.

A parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), existe há vários anos e é essencial para a realização do evento. “Dentro das finalidades da Fundema está a questão de trabalhar a educação ambiental da população, e esse é um momento crucial. Hoje é o Dia Mundial da Saúde, e não tem como falar de saúde sem falar em saúde planetária, em resíduos, e sobre cada um fazer sua parte. É neste momento que a gente consegue educar a população. Passamos por uma situação de pandemia, agora de dengue – que tem relação com o descarte incorreto de resíduos, pois armazenam água – então é um momento de trabalharmos, sim, a educação da população, e motivá-los para essa parceria”, enfatizou a assistente administrativa da Fundema, Viviane Michele Lemes.

O evento distribuiu mudas de crotalária, planta que atrai a libélula, inseto que se alimenta da larva do mosquito da dengue.

Mobilização pelo meio ambiente

Quando Guido Zanluca adquiriu um sítio no bairro Lageado Alto, em Guabiruba, encontrou no espaço alguns pneus, que precisavam encontrar um local correto de descarte. Seus filhos estudam no Sesc e, a partir deles, é que se soube do Dia D EcoPonto. Guido foi cedinho entregar 71 pneus na base do EcoPonto. “Era uma preocupação onde íamos descartar os pneus, e encontramos essa possibilidade, além de mostrar para os filhos qual a destinação certa para os pneus usados, pois não podemos deixar solto na natureza”, comentou o pai.

Quase 190 quilos de lixo eletrônico e cerca de 8 kg de pilhas. Esse foi o montante do material recolhido na empresa Marazul Malhas, no bairro Santa Terezinha, que mobilizou sua equipe para separar tudo em caixas e levar ao ponto da coleta, no Sesc. “Essa limpeza foi feita no dia anterior, mas alguns materiais estavam guardados há bastante tempo. Sempre procuramos fazer o descarte da melhor forma possível, e vimos neste dia a oportunidade ideal”, conta Jonathan Lopes, que atua no setor comercial da empresa e foi pessoalmente fazer a doação no evento.

A ação também representou um dia de conscientização ambiental para a turminha do primeiro ano C, do Sesc. Encantados com o Dia D, eles foram levados pela professora Joelma Mariano Dezsi para o espaço de coleta dos materiais, o que tornou a disciplina de Ciências ainda mais atrativa. “Estamos trabalhando a conscientização da forma correta de separar o lixo em casa, e coincidiu com esse momento do Dia D. Por isso, achei uma oportunidade de mostrar para eles a importância de trazer de casa materiais que poderiam ser descartados de qualquer outra forma que não seja a correta. Fizemos uma ação junto com as famílias e alguns deles trouxeram materiais”, explica a professora.

E assim fizeram os pequenos Mateus e Mariana. Os dois têm menos de seis anos, mas já entendem que o lugar de materiais eletrônicos que chegam ao fim da vida útil é o descarte consciente. Os dois trouxeram pilhas, tablet e celular. “Na minha casa tinha bastante coisa, e mais pessoas na minha rua também, daí minha mãe juntou e eu trouxe aqui”, contou animado o pequeno Mateus Schumacker Moresco, de seis anos. A família da Marina também se envolveu. “Lá em casa a gente tinha muita pilha em um pote, daí minha mãe juntou tudo e eu trouxe”, conta. “Não pode jogar o lixo no rio, nem na rua, porque os animais podem comer e morrer”, alertou a aluna Maria, também de seis anos.

A intenção do Núcleo é realizar três edições do Dia D EcoPonto neste ano, e seguir atuando na tentativa de instalar na cidade um ponto de coleta fixo para que as pessoas possam fazer o descarte consciente.

Resultados

Confira as quantidades de materiais coletadas:

Dia D EcoPonto – 7 de abril

-Eletroeletrônicos: 1.300.63 kg

-Pilhas e Baterias: 310,700 kg

-Lâmpadas: 558

-Pneus: 83

-Esponjas: 22

 

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

  • Compartilhar:

Posts relacionados

O que você procura em nosso site?

Whatsapp